Apesar de não haver registro de queimadas ou focos de calor em Manaus nos últimos sete dias, a Prefeitura instituiu o Comitê Municipal de Combate às Queimadas para enfrentar a degradação da qualidade do ar na capital, causada pela fumaça oriunda de incêndios na Região Metropolitana de Manaus (RMM) e no interior do estado. Desde o último fim de semana, a cidade vem sofrendo com a poluição atmosférica, impulsionada por ventos que trazem a fumaça para a área urbana.
Dados do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicam que, embora não tenha havido focos em Manaus recentemente, 114 focos de calor foram registrados em 10 municípios da RMM até o dia 14 de agosto, superando os números de julho. O secretário municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), Antonio Stroski, explicou que a localização dos incêndios, em regiões sudeste e nordeste de Manaus, e as atuais condições meteorológicas contribuem para que a fumaça avance em direção à capital.
O Comitê Municipal de Combate às Queimadas, vinculado à Semmasclima, tem como objetivo coordenar ações de prevenção, monitoramento e gestão das queimadas. Participam do comitê outras nove secretarias municipais, como as de Limpeza Urbana, Saúde e Segurança Pública. A Semmasclima já implementou medidas preventivas para proteger a qualidade do ar, além de monitorar focos de calor e investigar denúncias de queimadas menores.
A população de Manaus também está sendo conscientizada por meio da campanha “Sem Queimadas, não há Fumaça”, que inclui vídeos, spots de rádio e materiais visuais espalhados pela cidade. Queimar resíduos ou vegetação é crime ambiental, e em caso de queimadas, a orientação é acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193 e formalizar denúncias por meio dos canais disponibilizados pela Prefeitura. Os canais para formalização são: (92) 98842-2161 – apenas WhatsApp e [email protected]. No portal da Prefeitura de Manaus, também há a opção para formalizar a denúncia: https://www.manaus.am.gov.br/semmas/fiscalizacao-e-denuncias/.