Mestres da educação se preparam para a avaliação da Prova Brasil 2017

O evento reuniu professores, gestores, pedagogos e técnicos em educação dos anos finais do Ensino Fundamental I e II (5º e 9º anos), e Ensino Médio (3ª série). - Foto: divulgação Seduc

Nesta quinta-feira, (14), o auditório do Canaã, localizado no bairro Japiim, Zona sul de Manaus, recebeu a II Solenidade de Abertura da Formação Continuada Avaliação em Processo (Saeb 2017) destinada ao aprimoramento dos professores para o desenvolvimento de metodologias didático-pedagógicas e avaliação da Prova Brasil 2017.


A abertura teve a presença do Governador do Estado, David Almeida e todo staff da Educação, comandada pelo secretário de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), professor doutor Arone do Nascimento Bentes. O evento reuniu professores, gestores, pedagogos e técnicos em educação dos anos finais do Ensino Fundamental I e II (5º e 9º anos), e Ensino Médio (3ª série).

De acordo com o titular da Seduc, Arone Bentes, a Formação Continuada, chegará aos 61 municípios do Estado e capital, visando a preparação para a Avaliação da Educação Básica (Saeb 2017).

Aproximadamente três mil agentes de educação, entre professores, gestores, pedagogos e técnicos em educação participam da formação tendo acesso à exposição teórica e oficinas pedagógicas elaboradas para se aprofundar na metodologia utilizada para a avaliação, conforme a série pré-estabelecida.

O evento reuniu professores, gestores, pedagogos e técnicos em educação dos anos finais do Ensino Fundamental I e II (5º e 9º anos), e Ensino Médio (3ª série). – Foto: divulgação Seduc

De acordo com a presidente da Comissão do Saeb, Maria Lenize, a avaliação é de extrema importância para os professores terem uma metodologia mais avançada, para que saibam da importância para o Estado do Amazonas.

A programação da Formação Continuada começou nesta quinta-feira, 14, e segue até o dia 30 de setembro. Os palestrantes da abertura fora a professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e coordenadora de Avaliação e Educação de Matemática Sbem (Sociedade Brasileira de Educação de Matemática), Drª Maria Isabel Ortigão, além do escritor e conferencista, professor Tenório Telles.

Segundo Arone Bentes, todos os alunos da rede pública de ensino farão a prova como medida para avaliar em que nível está à educação básica em todo o País. “Esses índices são usados como base para investimentos e fundos que são criados e subsidiam toda a educação no Brasil”, destacou.

Para entender mais sobre o formador de avaliação em processo ensino fundamental I e II, e Ensino Médio, o professor de língua portuguesa, Lucas de Oliveira, fala da importância de sua função dentro do processo educacional.

O sistema de avaliação da educação básica é um complexo avaliativo que mede o conhecimento adquiro por alunos do Ensino Fundamental (5º e 9º anos) e Ensino Médio (3ª série).

“A gente consegue entender o processo da avaliação externa dentro do sistema educacional e aplicar novas metodologias para melhorar a pratica do professor na sala de aula, dentro desse viés de informação, participar como formador possibilita você adquirir novos conhecimentos na sua área, como a minha de língua portuguesa e ainda mais a possiblidade de você passar um pouco de conhecimento que você tem”.

Avaliação – A participação das escolas públicas no Saeb é obrigatória, a SEDUC prepara os professores para as avaliações que acontecem no período de 23 de outubro a 3 de novembro, com testes de língua portuguesa e matemática, com questionários para os estudantes, professores e gestores.

Artigo anteriorCMM assina termo de cooperação com Legislativo Paulistano
Próximo artigoManifestantes voltam ao Eldorado por um trânsito melhor em Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui