Meta de vacinação em idosos é superada na área rural

Foto - Divulgação / Semsa

A Prefeitura de Manaus já superou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, para vacinação de idosos na área rural, na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, com mais de 1,5 mil pessoas acima de 60 anos vacinadas. Mesmo assim, as equipes de vacinadores do Distrito de Saúde Rural da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) continuam percorrendo estradas, ramais e as calhas dos rios Negro e Solimões, em busca de idosos que precisam se proteger da gripe. De lancha ou de pick-up, os 52 profissionais atendem de casa em casa para eliminar o risco, e as lanchas levam, ainda, os remédios da cesta básica contra doenças crônicas, como diabetes e pressão alta.

“Nós estamos fazendo todos os esforços para manter a população saudável. Temos um verdadeiro batalhão de guerreiros lutando contra a Covid-19 em várias frentes e a vacinação de idosos contra a gripe é uma das mais importantes, por se tratar de uma população muito vulnerável”, explicou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, um dos mais rigorosos defensores do isolamento social como forma de prevenção e redução dos riscos de contágio do coronavírus.De acordo com a meta do Ministério da Saúde, 1.348 pessoas com idade de 60 anos ou mais deveriam receber a dose de vacina na área rural de Manaus. Já foram vacinadas, até esta terça-feira, 14/4, 1.530 pessoas. A meta é estabelecida de acordo com os dados do último senso do IBGE, mas a equipe do Distrito de Saúde da Zona Rural tem levantamentos que comprovam que o número de idosos é muito maior.

De acordo com o levantamento, feito com base nos atendimentos em nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs) rurais (quatro terrestres, três ribeirinhas e duas fluviais), o número de pessoas com mais de 60 anos a ser vacinado, de fato, é de aproximadamente 2.700.

Por isso, as equipes de vacinadores continuam fazendo as buscas, casa a casa. Já foram atendidas comunidades na BR- 174, AM-010 e na margem esquerda do rio Negro e as equipes continuam percorrendo ramais e igarapés para continuar com a campanha de vacinação. Na Calha do Rio Solimões as equipes volantes estão vacinando desde o dia 2 de abril, com previsão de término na próxima quinta-feira, 16/4. Já na Calha do Rio Negro a vacinação ocorrerá de 22/4 a 28/4.

Fotos: Divulgação / Semsa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui