
Milhares de fiéis celebram nesta quarta-feira (12) o Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, no Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo.
Sem restrições por causa da pandemia de Covid-19 após dois anos, a expectativa para o 12 de outubro no maior templo dedicada à Santa no país é de grande movimento durante todo dia.
Ao todo, estão previstas sete missas na programação do Santuário Nacional. Atividades tradicionais como a alvorada e a procissão também estão de volta à programação (veja mais abaixo).
Sem as restrições, o interior da Basílica poderá receber até 35 mil pessoas por missa. No ano passado, por exemplo, o público foi limitado a 2,5 mil fiéis em cada celebração, com três pessoas por banco.
Com movimento intenso de devotos desde o fim de semana, o Santuário Nacional irá acolher os romeiros ao longo da madrugada. A programação começa com uma vigília de 0h às 4h30. A primeira missa está prevista para 5h.
A principal celebração do dia será às 9h, presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. Nos últimos anos, o religioso fez sermões no 12 de outubro com críticas contra armas, fake news, queimadas na Amazônia e a falta de impunidade contra corrupção.
Segundo o Santuário Nacional, o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) prevê participar de uma das missas do 12 de outubro.
Ponto de intensa visitação dos peregrinos, a passagem pelo nicho que abriga a imagem de Nossa Senhora Aparecida estará aberta desde a madrugada para os fiéis, assim como a Capela das Velas.
A Sala das Promessas funciona das 5h às 18h, enquanto a Basílica Histórica poderá ser visitada das 6h às 19h.
Fonte: G1