Milhares de moradores são instruídos a evacuar Sydney, após fortes chuvas

Foto: Reprodução

Milhares de moradores foram obrigados a evacuar o sudoeste de Sydney, a maior cidade da Austrália, neste domingo (3), com chuvas torrenciais e ventos prejudiciais atingindo a costa leste e ameaçando inundações em áreas que foram atingidas em março.


O departamento de meteorologia alertou para fortes chuvas que podem levar a inundações e deslizamentos de terra ao longo da região da costa leste, de Newcastle a Bateman’s Bay, no estado de Nova Gales do Sul, com chuva prevista para se intensificar nos próximos dois dias.

Foto: Reprodução

“Agora estamos enfrentando perigos em várias frentes – inundações repentinas, inundações ribeirinhas e erosão costeira”, disse a ministra de serviços de emergência de Nova Gales do Sul, Steph Cooke, em uma entrevista coletiva televisionada.

Ela pediu que as pessoas reconsiderem as viagens de férias, com o mau tempo no início das férias escolares.

“Esta é uma situação de emergência com risco de vida”, disse Cooke.

Mais de 200 milímetros de chuva caíram em muitas áreas, com algumas atingindo até 350 milímetros, disse o Bureau of Meteorology, alertando sobre os riscos de inundação ao longo do rio Nepean.

As fortes chuvas causaram o derramamento da principal barragem de Sydney durante a noite, disseram autoridades de água, acrescentando que a modelagem mostrou que o vazamento seria comparável a um grande vazamento em março de 2021 na barragem de Warragamba.

Foto: Reprodução

“Não há espaço para a água permanecer nas barragens. Elas estão começando a vazar. Os rios estão fluindo muito rápido e muito perigoso. E então temos o risco de inundações repentinas, dependendo de onde as chuvas estão”, disse o Serviço Estadual de Emergência disse a comissária Carlene York.

No último dia, 29 pessoas foram resgatadas das águas da enchente, incluindo uma que estava pendurada em um poste por uma hora enquanto os trabalhadores lutavam para alcançá-los.

O governo australiano forneceu ao estado 100 soldados que estão ajudando com sacos de areia e dois helicópteros para ajudar em qualquer resgate, disse o ministro da Defesa, Richard Marles, à Sky News.

Fonte: CNN Brasil

Artigo anteriorZé Iaiá o ‘Me Dê Papai’ morre de infarto fulminante no Ceará
Próximo artigoCasa sem energia elétrica pega fogo após morador acender vela

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui