
O volume de carros e de participantes na ‘Carreata da Esperança’, ocorrida no aniversário da cidade de Manaus, no dia 24 de outubro, deu um incentivo a mais à militância para tentar equilibrar a votação na capital e ampliar a vitória no interior do Amazonas, na votação deste segundo turno, no domingo (30).
Na somatória dos votos, Lula venceu o primeiro turno no Amazonas em 58 municípios, com 49,85% a 42,80% de Bolsonaro que só venceu em 4 cidades, entre elas, Manaus. “A vantagem de Lula certamente será ampliada, inclusive em Manaus neste segundo turno”, acentua o coordenador de campanha do ex-presidente Lula no Amazonas, Valdemir Santana.

Temor das perda dos benefícios
Para o coordenador de campanha, Valdemir Santana, os anúncios de perda salarial, fim dos reajustes salariais e das aposentadorias com base no índice da inflação, mais o fim da rescisão contratual e do pagamento de férias e o fim do FGTS e do 13º salário, já anunciados pelo ministro da Economia Paulo Guedes, tem assustado os trabalhadores, aposentados e pensionistas.
“É o fim da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) que esse governo está querendo impor ao trabalhador, mas ainda bem que anunciaram o ‘massacre ao trabalhadores’ antes da eleição, para mostrar a tirania e desprezo que o presidente (mandatário) tem pelo trabalhador”, pontua Santana.
Carreata
A Carreata da Esperança reuniu mais de 700 carros, em aproximadamente 3 quilômetros de extensão. Para se ter uma ideia do volume, a carreata ocupou toda a extensão da Avenida Rodrigo Otávio, Japiim, zona Sul, entre a Rotatória do Coroado e a Rotatória da Suframa e, ruas paralelas.

Municípios com Lula e Wilson Lima
Neste segundo turno, Valdemir Santana, acredita em virada na capital e crescimento de Lula (PT) no interior. De acordo com a última pesquisa Ipec, Lula tem 50% no 2º turno, e o Jair Bolsonaro, 46%. O mesmo que tem ocorrido com a campanha do governador Wilson Lima (União), que disparou mais de 24 pontos sobre o seu adversário Eduardo Braga (União).
Prefeitos nos municípios
Pela coordenação, Santana pontuou alguns municípios onde prefeitos tem confirmado apoio desde o primeiro turno, entre eles Rio Preto da Eva, Urucurituba, Borba, Santa Izabel do Rio Negro, Maués, que tem trabalhado para eleger Lula e, da mesmo forma, reeleger o governador Wilson Lima.
Crescimento do governador
O fenômeno ocorre pela diminuição do volume de campanha e falta de crédito das proposta do candidato Eduardo Braga (MDB), que não tem cumprido acordo nem com a direção nacional do PT, ao retirar Lula de todo o seu material de campanha.
Quem tem reclamado a falta de empenho de Braga, a maioria parlamentares do PT e militantes, que não tem visto material de Lula nos comícios de Braga. Alguns acreditam que Braga já ‘puxou o freio de mão’ faz tempo.
Braga se isolou e dificilmente vence essa eleição, Lula e Wilson Lima cresceram e devem vencer a eleição de virada.