
O deputado federal Rubens Pereira Junior (PT), relator do Grupo do Trabalho da minirreforma eleitoral, fala sobre alguns pontos considerados mais importantes do texto
Rubens destaca que o Congresso está decidindo não fazer uma reforma política. ‘Nós entendemos que a reforma política já foi feita nos últimos anos. As principais mudanças já foram feitas. Agora, nós queremos fazer pequenos ajustes’. Segundo ele, a ideia é aperfeiçoar o modelo já existente. ‘Não são grandes inovações. São ajustes para tornar ainda melhor o modelo’.
O deputado detalha alguns tópicos: flexibilização de regra de publicidade em campanha e mudança em relação ao uso dos ‘santinhos’
Sobre as novidades que o texto traz para casos de fraude no uso na cota de gênero e raça, apesar de o martelo não estar batido, Rubens Pereira Junior explica que a ideia é que o dirigente partidário também seja responsabilizado nesses casos e, não apenas, a candidata laranja. ‘Nós temos que combater indústria de fraude nas candidaturas femininas’.
Rubens Pereira Junior destaca que o texto está sendo debatido e será apresentado nesta quarta-feira. ‘Por enquanto, nós estamos no debate dos tópicos para se compreender a ideia’. Para as novas regras entrarem em vigor nas eleições do ano que vem, que são eleições municipais, elas precisam ser sancionadas até cinco de outubro.
CBN