
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) autorizou a manutenção do destacamento policial da Força Nacional (FN) na Base Fluvial Arpão 1 e o envio de novo efetivo para a Base Fluvial Arpão 2, localizadas em Coari e Barcelos, respectivamente. A decisão, publicada no Diário Oficial da União (DOU) na terça-feira (16/07) e assinada pelo Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, atende ao pedido da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP).
Os militares da FN, que já atuavam de forma integrada com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil (PC-AM), Corpo de Bombeiros (CBMAM) e Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) desde agosto de 2020, continuarão suas operações. A prorrogação do destacamento é renovada a cada 90 dias, prazo máximo permitido para a permanência da Força Nacional em cada localidade.
As equipes trabalham continuamente nas abordagens às embarcações que navegam pelos rios Solimões e Negro, combatendo crimes como narcotráfico, biopirataria e crimes ambientais. Além disso, fortalecem as ações ostensivas e preventivas junto às comunidades ribeirinhas nas cidades de Coari, Barcelos e municípios adjacentes.
O trabalho integrado da FN com a PMAM, PC-AM, CBMAM, DPTC e Marinha do Brasil tem sido essencial para garantir a segurança e a ordem na região. As operações contribuem para a proteção das populações ribeirinhas e a preservação ambiental, mostrando um esforço conjunto e contínuo para combater a criminalidade e manter a paz nas áreas fluviais do Amazonas.