Ministério Público celebra entrega do “Relógio da Paz” à Escola Estadual Tiradentes

Foto: Hirailton Gomes

MP do Amazonas celebra entrega do “Relógio da Paz” à Escola Estadual Tiradentes
Solenidade marca a posse da nova coordenadora do Núcleo Permanente de Autocomposição do Ministério Público, a promotora de Justiça Yara Marinho
Na manhã desta segunda-feira (21/10), a Escola Estadual Tiradentes, na zona sul de Manaus, recebeu do Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio do Núcleo Permanente de Autocomposição (Nupa), o “Relógio da Paz” — símbolo da promoção da cultura de paz e da resolução de conflitos de forma construtiva. O evento também marcou a posse da nova coordenadora do Nupa, a promotora de Justiça Yara Rebeca Albuquerque Marinho de Paula.


Foto: Hirailton Gomes

A cerimônia iniciou com a inauguração oficial do “Relógio da Paz”, seguida de uma solenidade na quadra da escola, onde professores, gestores e alunos acompanharam o discurso das autoridades. Em sua fala, a coordenadora destacou a importância do relógio como um marco na promoção de uma nova consciência, voltada para a paz e o diálogo. “Esse relógio vai marcar o início de um novo tempo, onde todos vamos dizer juntos: não à violência”, declarou a promotora Yara Marinho, emocionada.

Para a procuradora-geral de Justiça do Amazonas, Leda Mara Albuquerque, o projeto é fundamental e reforça o papel do Ministério Público na construção de uma sociedade mais justa e pacífica. “Estou feliz por estar aqui, dialogando com a sociedade e vendo esse trabalho tão importante ser implementado nas escolas. Isso começou lá atrás e hoje colhemos os frutos, com mais de 13 projetos institucionais implementados pelo Nupa”, declarou a procuradora-geral, relembrando sua primeira gestão frente ao MPAM, quando o núcleo foi implementado.

Foto: Hirailton Gomes

Além da entrega simbólica do “Relógio da Paz”, o evento foi também uma oportunidade para a ex-coordenadora do Nupa, a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos e Institucionais, Anabel Mendonça, fazer um balanço de sua gestão à frente do projeto. Ela destacou a importância de iniciativas como essa na transformação do ambiente escolar e na promoção de uma convivência mais pacífica. “Nós, enquanto Ministério Público, somos agentes multiplicadores. Já estamos realizando exatamente o escopo de pensar lá na frente”, descreveu, emocionada.

Para a secretária de Educação do Estado, Arlete Mendonça, a parceria do Ministério Público com as escolas é fundamental para o bem-estar dos estudantes, da população e da sociedade, “porque nós sabemos que o Ministério Público é o guardião da sociedade”.

Foto: Hirailton Gomes

O evento ainda contou com a presença da procuradora de Justiça Delisa Olívia Vieiralves Ferreira, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Proteção e Defesa do Patrimônio Público, dos Direitos Constitucionais do Cidadão e do Consumidor (CAO-PDC), e do promotor de Justiça Marcelo Pinto Ribeiro, da 59ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa dos Direitos Humanos à Educação (Prodhed).
Significado

O “Relógio da Paz” será integrado às atividades diárias da Escola Tiradentes, com o objetivo de promover a resolução de conflitos e o desenvolvimento de práticas interpessoais entre os alunos. Este é o primeiro de muitos que serão instalados em outras instituições de ensino do Estado, como parte do programa “Escola em Paz”, que visa transformar o ambiente escolar em um espaço de respeito e diálogo.

Foto: Hirailton Gomes

Com a posse da promotora de Justiça Yara Marinho como nova coordenadora do Nupa, a expectativa é de que o trabalho desenvolvido até aqui seja ampliado, levando adiante a missão de consolidar a cultura de paz nas escolas do Amazonas.

Artigo anteriorCâmara de Manacapuru é investigada por atraso nos salários de vereadores
Próximo artigoRoberto Cidade pede vagas de residência em Neuropediatria na UEA para crianças com TEA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui