Ministério Público do Pará quer bares fechados às 23h

Segundo o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Pará (SHRBS-PA), cerca de 500 mil pessoas podem perder o emprego, se a proposta do Ministério Público, de reduzir horário de funcionamento de bares e restaurantes, for aprovada. De acordo com o MP, a proposta foi elaborada após meses de estudos e tem por objetivo reduzir os índices de criminalidade e violência na RMB.


O Grupo de Trabalho de Segurança Pública (GTSP) do órgão deve apresentar na tarde de hoje, às 15h, no auditório do edifício-sede, a proposta de projeto de lei, que visa readequar o horário de funcionamento. O anteprojeto de lei deve propor que bares, casas noturnas e similares passem a funcionar entre as 11h da manhã e as 23h, de segunda a sexta-feira. Já nos fins de semana e vésperas de feriados, o horário ficaria entre as 11h e as 2h da manhã.

O assessor jurídico do sindicato, Fernando Soares, ressaltou que a fiscalização do funcionamento desses estabelecimentos só abrange os estabelecimentos localizados no centro da cidade, mas não consegue coibir a venda de bebidas alcoólicas informal e o funcionamento dos estabelecimentos informais situados nos bairros periféricos.

Para ele, relacionar a ocorrência de crimes com o consumo de álcool não resolve o problema e acarretará prejuízos para o setor. “Eu acho que essa medida é para dar o seguinte aviso: nós perdemos, o crime ganhou”, disse Fernando.

Para o antropólogo Romero Ximenes, o texto precisa ser analisado. Entretanto, ele considera que proibir o cidadão a sair de sua casa após as 23h não resolve o problema da violência. Ximenes disse ainda que o Estado não tem condições de fiscalizar essa prática. O antropólogo explicou que o combate à violência não se resume a proibição, mas em investimentos em políticas públicas. “O toque de recolher só se justifica em caso de guerra ou de uma grave perturbação da ordem pública”, pondera.

(DOL)

Artigo anteriorSTF corta vantagens que elevam salários de servidores acima do teto
Próximo artigoShakira e Piqué estariam sendo chantageados por suposto vídeo íntimo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui