Ministério Público fiscaliza fluxo eleitoral em todo o Estado

Foto: Divulgação

Há quase 12 meses, o Ministério Público do Amazonas intensificou sua atuação de fiscalização e denúncia, a fim de garantir eleições transparentes e legais

Neste domingo, 02, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) reuniu boa parte de seu corpo efetivo de membros e servidores para atuarem na fiscalização das eleições na Capital e em todo interior do Estado.

O Procurador-Geral de Justiça (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, esteve de manhã na Sede do MPAM e pôde acompanhar o fluxo do trabalho plantonista de todas as áreas envolvidas, em especial a Ouvidoria e a Segurança Institucional.

Segundo o PGJ, o dia da votação é a finalização e o resultado de um planejamento de trabalho desenvolvido há quase 12 meses, para que o Direito Eleitoral fosse preservado e garantido.

“O trabalho do Ministério Público do Amazonas tem pilares de conscientização da sociedade quanto ao que é permitido durante as eleições, bem como o que é caracterizado como ‘crime eleitoral’. Nesse período, nos aproximamos da população e dilatamos os nossos canais de denúncias para que todas as informações fossem colhidas, com adoção célere às devidas providências “, explicou o PGJ.

O Órgão promoveu, no mês de julho deste ano, a capacitação de membros e servidores sobre atuação e legislação eleitoral nos dias atuais. Além disso, alinhou iniciativas eleitorais com atuação conjunta da Procuradoria-Geral Eleitoral e promotores com função eleitoral, durante todo o período de campanha.

Denúncias ao MPAM

As principais denúncias recebidas pela Ouvidoria do MPAM foram: violação do sigilo do voto, corrupção eleitoral (compra de votos), propaganda eleitoral irregular na Internet, propaganda no dia da eleição (boca de urna/aliciamento de eleitor) e fornecimento de transporte e alimentação aos eleitores. Os canais utilizados para as demandas foram formulário eletrônico, WhatsApp e atendimento telefônico.

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amazonas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui