
O novo porto de Itacoatiara, construído com investimentos de R$ 66,1 milhões, foi inaugurado na manhã deste sábado em solenidade que teve as presenças do ministro dos Transportes, Valter Casimiro, de parlamentares da bancada amazonense no Congresso, além dos prefeitos Antônio Peixoto.
É o maior porto fluvial do interior do Amazonas, com capacidade para atracação de navios e balsas de até 35 mil toneladas. Conta com terminal de passageiros, pátio de carga para 5 mil contêineres, estacionamento e complexo frigorífico.

O porto recebeu o nome do Engenheiro Antônio Nelson Ade Oliveira Neto, um itacoatiarense falecido na década de 90, que era um entusiasta do transporte fluvial.
O ministro Valter Casimiro disse que a construção dos portos é um projeto prioritário de sua pasta. “Já foram entregues mais de 40 portos só no Amazonas e temos ainda cinco em fase de construção e elaboração de projeto.

Já foram investidos R$ 1 bilhão, fortalecendo a economia amazonense”, disse o ministro.
O porto de Itacoatiara pode ser uma alternativa para baratear os custos com transportes dos produtos fabricados na Zona Franca de Manaus, mas para isso será necessária a duplicação da AM 010, que liga a capital à Itacoatiara.