Mitoso alerta para o perigo no uso de aparelhos dentários falsos

Vereador Mitoso alerta sobre aparelhos dentário/Foto: Tiago Correa

Vereador Mitoso alerta sobre aparelhos dentário/Foto: Tiago Correa


Depois de a moda começar a tomar grandes proporções, o uso de aparelhos ortodônticos falsos, virou ‘febre’ entre os jovens de São Paulo (SP), o vereador Mitoso (PSD) alerta a sociedade e as autoridades manauaras sobre a questão.

Para ele, é uma situação que deve ser acompanhada de perto pelas autoridades sanitárias, pois a venda deste material está sendo realizada sem nenhuma fiscalização das autoridades no centro comercial da capital paulistana, e por meio da internet. “É um material barato vendido por camelôs em São Paulo e pela internet. Antes que esta moda chegue entre nossos jovens, precisamos alertar a sociedade sobre os sérios riscos à saúde, decorrentes do uso destes aparelhos falsos, e nós vamos fiscalizar”, enfatizou.

O assunto vem sendo noticiado pelos meios de comunicação e é tratado como uma grave ameaça à saúde bucal dos jovens. O uso indevido destes aparelhos pode causar vários danos, de acordo com os profissionais da área, como, por exemplo, fazer com que os dentes se movimentem de maneira incorreta, forçando e causando uma movimentação aleatória no osso, deixando os dentes moles.

Para fixar o aparelho os jovens usam colas inapropriadas, colas tóxicas que podem causar uma lesão da mucosa na boca; outro grave problema é a negligência na higienização do aparelho que pode causar periodontite, uma inflamação grave na gengiva.

Sobre o aparelho

O aparelho é um conjunto de peças coladas, juntadas por um elástico colorido, podendo ser aplicado facilmente.  A orientação sobre o uso correto é indispensável, sendo necessário o acompanhamento de um profissional da área ortodôntica.
De acordo com o Artigo 171 do Código Penal – Decreto Lei 2848/40, obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, induzindo ou mantendo alguém em erro é crime com pena em reclusão de um a cinco anos mais multa.


Artigo anteriorPapa pede a novos cardeais que sejam humildes e evitem intrigas
Próximo artigoEntidade gay pede segurança contra homofóbicos no AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui