

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, na quinta-feira (12), conselheiros tutelares de Manaus e do Amazonas em reunião realizada no miniplenário Conêgo Azevedo em ato de mobilização nacional, em repúdio ao assassinato de três conselheiros tutelares em Pernambuco.
A proposta da reunião foi chamar a atenção do Poder Público e da sociedade sobre os riscos que os conselheiros vêm sofrendo no exercício de sua função. Segurança dos profissionais da área e mais acesso a exames de conjunção carnal para vítimas no interior foram algumas das reivindicações feitas.
Além dos conselheiros, participaram também da reunião o deputado estadual Luiz Castro (PPS), representantes do Fórum Estadual dos Conselheiros Tutelares, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Secretaria Municipal de Assistência aos Direitos Humanos (Semasdh).
A presidente do Fórum Estadual dos Conselheiros Tutelares, Silvia Carla Cardoso, enalteceu a figura dos conselheiros, principalmente no interior do Estado. “A defesa dos direitos de crianças e adolescentes depende dos conselheiros tutelares, principalmente as crianças menores, entre 1 e 5 anos que ultimamente vêm sofrendo violências sexuais com traumas permanentes ao longo da vida”, justificou.
O deputado Luiz Castro (PPS) também defendeu melhores condições de trabalho e segurança para os conselheiros. “O fortalecimento dos Conselhos Tutelares é também o fortalecimento de crianças e adolescentes que devem ser amparadas corretamente”, afirmou.