



Quatro escolas de samba, em Maués, desfilaram na Avenida Dr.Pereira Barreto, apresentando luxo e criatividade ao público que lotou as arquibancadas. Aproximadamente, trinta mil pessoas participaram do Carnaval popular de Maués, organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura, mas, todos contribuíram para realização da festa.
“O Dom que Deus me deu”, o enredo apresentado pela verde e branco, a Escola Em Cima da Hora, que abriu o desfile retratando a magia inerente a arte, se multiplicou nos segmentos da música, dança, artes plásticas, poesia, teatro provenientes do talento do artista.
O tema ‘A água El Dorado da Vida’ foi da Escola ‘Império Verde Rosa’ que alertou para a crise da água e sensibilizou o seu bom uso, de acordo com o apresentador embora o Brasil seja um dos países com riqueza hídrica, não deve deixar de ser uma preocupação e motivo de conflito num futuro.
A Escola de Samba ‘Mocidade de Santa Luzia’ apresentou um enredo de superação, mostrando que o verdadeiro derrotado é aquele que desiste. O Candomblé, força, luz e fé, foi o tema escolhido que reafirmou a religião derivada do animismo africano onde se cultuam os orixás agradou aos brincantes e simpatizantes. Depois dez anos esperando, o primeiro título a escola sagrou-se campeã do Carnaval Popular de Maués com 219,6. No enredo a escola enalteceu a cultura afrodescente, onde os personagens eram os negros, os escravos, a religião, o batuque, as tradições e a mitologia. A escola se superou e surpreendeu no desfile.
A Escola ‘Unidos do Ramalho Júnior’ contou a história do índio Kauê que integrava o tema: Um Saterê-Mawé no Mundo da Disney- Sonho Real que Inspira Samba”. A escola se vestiu dos personagens das histórias infantis e fez um desfile empolgante.
Na terça feira o carnaval popular de Maués encerrou com o ‘Dj Luiz Augusto’, ‘Banda Pagodinho’, os Blocos ‘Idoso Folia’, ‘ACM’, ‘Sem Jesús não dá’, ‘Perereca suicida’, banda local ‘Natan e os dinossauros’ e ‘Orion’.
Resultados
Nos resultados a Escola Unidos do Ramalho Junior, ficou em segundo lugar com 218,3 pontos, o terceiro lugar para Em Cima da Hora, com 215,3 pontos e o quarto lugar Império Verde e Rosa com 214.8. O Bloco ‘Fura olho’ é campeão de 2015 com 159.2 pontos e volta ao grupo especial.
Foi com a homenagem a Roberto Bolaños, mais conhecido como Chespirito, que o Bloco “Os Mortos Vivo”, conquistou o título de campeão do Grupo Especial obtendo 160 pontos. Os personagens do ator mexicano Dr. Chapatin e o super herói Chapolin foram o tema que conquistou os jurados. O bloco é considerado um dos mais antigos de Maués, com 19 anos. O Bloco Os Brotinhos e Kbeça de Touro empataram com 157.7 pontos. O critério de desempate foi a Comissão de frente.