
Ao participar da abertura do 59º Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários (Encat), no Hotel Quality, em Manaus, o secretário de Estado da Fazenda do Amazonas, Afonso Lobo, destacou a importância da modernização da administração tributária, num evento que tem o objetivo promover a cooperação fiscal e intercâmbio de melhores práticas entre os fiscos estaduais.
O encontro é realizado, anualmente, em um estado diferente, e no Amazonas é coordenado pela Sefaz-Am.
O titular da Sefaz-AM destacou a importância do Encat estar focado na política de modernização da administração tributária, além de compartilhar com todos os técnicos, os projetos que estão em desenvolvimento pelo órgão. “Esta é mais uma oportunidade de tomarmos conhecimento do andamento dos projetos que estão em tramitação no âmbito deste órgão e sua modernização”, disse Afonso Lobo.

Além de promover a cooperação técnica entre os fiscos estaduais, o colegiado do Encat também é responsável pela coordenação nacional dos projetos de documentos fiscais eletrônicos no Brasil, como a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), Conhecimento de Transporte de Carga Eletrônica (CT-e) e Manifesto de Documentos (MDF-e).
Palestras – Após a abertura do evento, o economista fiscal e líder técnico principal da divisão de gestão fiscal e municipal do BID, Gustavo Garcia, palestrou sobre as regras fiscais de governo e quadros orçamentais de médio prazo. O presidente da Oracle do Brasil, Humberto Silvano, destacou a arrecadação ativa e o relacionamento com o contribuinte.
O encerramento do 59º Encat aconteceu ontem (27), com as palestras “Nota Fiscal Eletrônica”, com Álvaro da Silva, “Conhecimento de Transporte Eletrônico e Manifesto do Documento Eletrônico”, com Daniel Carvalho, “Alerta de Irregularidades”, com Jadson Bittencourt, e “Mineração de Dados”, com Roberval Mariano.