Molécula derivada de erva asiática é eficaz contra infecção do ebola em ratos

Molécula de erva asiática/Foto: Revista Science)
Molécula de erva asiática/Foto: Revista Science)
Molécula de erva asiática/Foto: Revista Science)

Uma molécula derivada de uma erva asiática revelou-se eficaz contra a infecção de ratos com o vírus do ebola, abrindo portas para um possível tratamento em humanos, revela investigação publicada ontem (26), na revista Science.
Cientistas do Instituto de Pesquisa Biomédica do Texas, nos Estados Unidos, descobriram que a tetrandrina, uma molécula de origem vegetal, em pequenas doses, protege ratos da infecção, sem efeitos secundários particulares.


“Quando testamos esta molécula em ratos, ela impediu a reprodução do vírus e permitiu salvar a maior parte deles do ebola”, explicou um dos autores do estudo, Rovert Davey. O próximo passo dos pesquisadores será testar a inocuidade e a eficácia da molécula contra o ebola nos macacos.

Os autores do estudo agora publicado já tinham determinado que o mecanismo que permite às células transmitirem cargas elétricas, no qual os detectores de cálcio desempenham um papel-chave, era importante na infecção do ebola.

Os pesquisadores descobriram que dois detectores de cálcio eram particularmente importantes para que o vírus penetrasse nas células para se multiplicar e testaram diversas moléculas, incluindo a tetrandrina, para determinar qual seria mais eficaz para neutralizar os detectores.

De acordo com o mais recente balanço da Organização Mundial da Saúde, o novo surto de ebola fez 9.177 mortos, desde o início de 2014, a maior parte na Libéria, na Serra Leoa e na Guiné-Conacri.(Agência Brasil)

Artigo anteriorVitor Gadelha disputa Copa do Brasil de Maratonas Aquáticas, em Santa Catarina
Próximo artigoCorte do governo federal, no orçamento da UFAM pode chegar a R$ 150 milhões

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui