Moradores de cinco bairros recebem 2,3 mil títulos definitivos de terra, em Manaus

Morador recebe seu título de terra das mãos de Melo/Foto: Alex Pazuello
Morador recebe seu título de terra das mãos de Melo/Foto: Alex Pazuello
Morador recebe seu título de terra das mãos de Melo/Foto: Alex Pazuello
Moradora realiza o sonho de muito anos, ao receber seu título/Foto: Alex Pazuello
Moradora realiza o sonho de muito anos, ao receber seu título/Foto: Alex Pazuello

Foi realizada na manhã de ontem, sábado (07), entrega de 2.370 títulos definitivos de terra para moradores dos bairros Nova Esperança, Dom Pedro, Bairro da Paz, Alvorada e Compensa, nas zonas oeste e centro-oeste de Manaus, em realizado na quadra da Escola Estadual Marechal Hermes, no Nova Esperança, ocasião em que o governador José Melo ainda anunciou que, até o fim deste ano, outros 11 mil títulos definitivos estarão prontos para serem entregues, em outros bairros de Manaus e, também, no interior.

“Um direito que não pode faltar na vida de um cidadão é o de ter a sua moradia e poder dizer: ‘Aqui onde eu moro, é meu, é herança dos meus filhos’. Quantas pessoas não viviam a insegurança de algum dia um oficial de justiça bater na sua porta e dizer que teriam que sair do lugar. Agora, 2.370 famílias não têm mais esse desconforto”, disse Melo, ao revelar-se emocionado com a ação deste sábado.


“Eu sei, exatamente o que é isso, porque eu não nasci governador, mas filho de seringueiro. Portanto, passei por todas as agonias que muitos aqui já passaram. Vi muitas pessoas com lágrima nos olhos agradecer a Deus por isso que representa, exatamente, as lágrimas da segurança de que daqui pra frente elas vão poder dizer – esse torrão que eu moro é meu, dos meus filhos e da minha família”.

Obras em ritmo forte – Logo cedo, antes de chegar ao local da entrega de títulos, o governador andou pelas ruas dos bairros Jorge Teixeira, zona leste, e Rio Piorini, zona norte, onde o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus realizam, em conjunto, um pacote obras de asfalto, drenagem, limpeza, calçada e meio fio em diversas ruas. Melo foi conferir, ainda, o andamento da obra do Hospital e Pronto-Socorro da Zona Norte, que se encontra em fase de acabamento e com entrega marcada para antes do fim de junho.

Ainda pela manhã, José Melo visitou a Arena da Amazônia, que passa por adaptações para se adequar ao padrão da FIFA em relação à comunicação visual, equipamentos e outros aspectos. Também esteve no Centro de Credenciamento da FIFA e observou os trabalhos de finalização que estão sendo feitos no entorno da arena.

O governador ficou satisfeito com o ritmo das obras no Rio Piorini, onde várias ruas já foram asfaltadas e as máquinas continuam trabalhando em pleno vapor e, principalmente, com o pronto-socorro. ”Eu fiquei preocupado com o andamento da obra no Jorge Teixeira, mas muito feliz com a da Rio Piorini e do Pronto Socorro. Nós já determinamos que o pronto-socorro será inaugurado antes do dia 30 de junho e eu, que passo aqui toda a semana para ver o ritmo, estou saindo muito feliz de ver que a programação da obra está sendo cumprida à risca. E aí vamos ter mais uma unidade de urgência e emergência, dividindo a demanda dos três prontos-socorros de Manaus –  Platão Araújo, João Lucio e 28 de Agosto”.

Meta é 30 mil títulos em um ano – O secretário de Estado de Política Fundiária, Ivanhoé Mendes, explicou que, neste ano, o Governo do Amazonas tem a meta de beneficiar cerca de 30 mil famílias com títulos definitivos de terra em Manaus e nos municípios do interior do Estado. Mendes informou que os títulos que começarão a ser entregues são resultado dos trabalhos de regularização fundiária realizados em 2013.

“Além de continuar a entrega dos títulos que foram trabalhados em 2013, o Governo do Amazonas vai entregar títulos remanescentes de anos anteriores, que, somados, totalizam cerca de 11 mil títulos em Manaus”, esclarece.

Interior – A SPF começou a entrega de títulos no dia 16 de maio, no município de Maués, quando foram entregues 160 títulos definitivos. O evento contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto. Ainda neste mês serão entregues cerca de 300 títulos no município de Parintins.

Novos títulos – Ainda neste ano, a SPF começará os trabalhos para emissão de mais de 11 mil novos títulos em parte dos bairros Compensa I e II, Vale do Sinai, Bairro da Paz, Ouro Verde, Redenção, Mundo Novo, América do Sul (Flores), Campos Sales, Vale do Amanhecer, Parque das Laranjeiras, Colônia Santo Antônio, Novo Israel e Santa Etelvina.

Artigo anteriorPreso atira em Policial Civl durante investigação nas dependências do IIACM
Próximo artigoSaúde: Urgência e Emergência funcionarão normalmente durante a Copa, em Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui