
Em Eldorado do Sul, Região Metropolitana de Porto Alegre, moradores dos bairros Sans Souci, Itaí e Sol Nascente voltaram a sair de casa entre a noite de domingo (23) e a manhã desta segunda-feira (24), devido às inundações causadas pelo aumento dos níveis do Guaíba e do Rio Jacuí. A Defesa Civil informou que 60 famílias já foram resgatadas.
Os moradores dessas áreas de risco foram aconselhados a buscar abrigo em um prédio público em Guaíba, onde funciona a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), ou no Centro de Eldorado do Sul, sendo Guaíba a opção mais segura.
Equipes da Defesa Civil estão auxiliando nos resgates pela cidade. Marcelo Buenos, promotor de vendas, relatou que a água não dá trégua e criticou a prioridade dada à limpeza do Centro da cidade.
Em maio deste ano, mais de 90% do município foi inundado, afetando mais de 40 mil habitantes devido às fortes chuvas entre abril e maio. O estado do Rio Grande do Sul registrou 177 óbitos, 37 desaparecidos e mais de 800 feridos. Em caso de emergência, a população deve contatar os números 190, 193 ou 199.
Fonte: g1