Morre aos 60 anos, ex-ministro da agricultura do governo Dilma

Ex-ministro Mendes Ribeiro Junior/Foto: Antonio Cruz
Ex-ministro Mendes Ribeiro Junior/Foto: Antonio Cruz
Ex-ministro Mendes Ribeiro Junior/Foto: Antonio Cruz

O deputado federal e ex-ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS) morreu na madrugada deste domingo (10), aos 60 anos, em Porto Alegre. Ele estava internado desde o ano passado no Hospital São José, no complexo porto-alegrense da Santa Casa de Misericórdia. O velório ocorre desde as 08h00 na Assembleia Legislativa. Depois, o corpo será cremado no Crematório Metropolitano, em horário a ser definido.
Nascido na capital gaúcha, Jorge Alberto Portanova Mendes Ribeiro Filho lutava contra o câncer desde 2007, quando recebeu o diagnóstico de um tumor no cérebro. No mesmo ano, ele conseguiu se recuperar da doença que, no entanto, voltou a acometê-lo quatro anos mais tarde, em 2011, ano em que assumiu o comando do Ministério da Agricultura.


Após ser submetido a uma cirurgia e a um novo tratamento, o ex-ministro se recuperou novamente. Porém, em 2012, os médicos voltaram a diagnosticar o tumor, e Mendes Ribeiro voltou à sala de operações no final do ano. No começo de 2013, passou por radioterapia e, em março, deixou o Ministério da Agricultura.

No início de 2014, passou a apresentar dificuldades motoras e decidiu deixar a vida pública. Em maio, ele começou a usar cadeira de rodas e fez tratamento de recuperação física, mas que não teve resultados significativos. Em agosto, o tumor voltou a ser diagnosticado após o político ficar cerca de 10 dias hospitalizado para o tratamento de pneumonia.

Um dia antes de ser internado, no ano passado, Mendes Ribeiro havia participado de uma sessão solene na Assembleia Legislativa gaúcha que lembrou os 25 anos da promulgação da Constituição Estadual, da qual ele foi o relator.

Presidente lamenta

A presidente Dilma Rousseff lamentou a morte do político. Por meio de nota, Dilma afirmou que Mendes era “um amigo legal” e elogiou sua trajetória.

“É com imensa tristeza que recebi a notícia da morte do meu amigo, ex-ministro Mendes Ribeiro. Hoje é um dia triste para todos nós que lutamos, como Mendes Ribeiro, pela democracia e por um país mais justo e menos desigual. É com dor que sinto sua partida. Meus sentimentos à dona Fernanda, aos filhos e amigos. Mendes era um amigo leal e um político sempre pronto para o diálogo e a tolerância”, escreveu.

A assessoria da vice-presidência também confirmou que Michel Temer (PMDB) viaja a Porto Alegre para o velório. A chegada do vice à capital gaúcha está prevista entre 15h30 e 16h.

Artigo anteriorRR: MPRR recomenda contratação intérprete de LIBRAS
Próximo artigoCerca de 500 imigrantes são resgatados na costa da Indonésia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui