Morre aos 92 anos Mário Soares, ex-presidente de Portugal

Mário Soares, braço direito da democracia portuguesa/Foto: EFE

O histórico dirigente socialista e ex-presidente de Portugal, Mário Soares, morreu neste sábado aos 92 anos no Hospital da Cruz Vermelha de Lisboa, onde permanecia internado desde 13 de dezembro, informaram fontes do hospital.
O ex-mandatário foi hospitalizado no dia 13 em situação crítica e se manteve inconsciente durante três dias. No entanto, após experimentar uma melhora, deixou a terapia intensiva em 23 de dezembro.


Mário Soares, braço direito da democracia portuguesa/Foto: EFE

Na noite de 24 de dezembro seu estado de saúde piorou de forma súbita e foi transferido de novo à UTI, para dois dias depois cair em “coma profundo”.

Mário Soares, presidente de Portugal entre 1986 e 1996, era considerado uma das figuras políticas portuguesas mais importantes dos últimos anos por sua decisiva participação na transição à democracia quando a Revolução dos Cravos pôs fim à ditadura portuguesa (1926-1974).

Fundador do Partido Socialista (PS), até muito pouco tempo se manteve ativo através da fundação que leva seu nome, além de publicar livros e artigos sobre a situação de Portugal.

Soares foi ainda primeiro-ministro de Portugal em duas fases (1976-1978 e 1983-85) e presidente português em um período no qual aconteceu a entrada do país na União Europeia.(Terra/EFE)

Artigo anteriorCasal morre a tiros ao tentar assaltar distribuidora de trigo na Zona Norte
Próximo artigoTemer antecipa reunião com Cármen Lúcia para debater crise dos presídios

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui