Morre criança de 2 anos diagnosticada com meningoencefalite viral

Menina com meningite de dois anos passou dez dias internada (Foto: Arquivo pessoal)

Após 10 dias internada, a bebê de 2 anos e 8 meses, diagnosticada com meningite viral, morreu na tarde desta sexta-feira (7), em Manaus. A informação foi confirmada pela família da criança. A criança veio do município de Manacapuru, a 68 km de Manaus, com febre alta, vômito e convulsões. Após ser internada na Fundação de Medicina Tropical (FMT), na Zona Centro-Oeste de Manaus, fela recebeu o diagnóstico de meningoencefalite viral.


A morte foi confirmada por volta das 13h. “Acabei de saber, estamos muito triste. Estamos falando com a assistente social para saber os procedimentos e levar o corpo para Manacapuru”, disse a tia Vanderlaine Magalhães, profundamente emocionada.

Menina com meningite de dois anos passou dez dias internada (Foto: Arquivo pessoal)

A peregrinação da família com a bebê iniciou na segunda quinzena de agosto. Com febre alta e vômito ela foi levada ao Hospital Geral de Manacapuru por três vezes. O médico que a atendeu diagnosticou infecção urinária, receitou remédio e mandou a criança para casa.

Somente após sofrer duas convulsões ela foi transferida para Manaus. A bebê primeiro foi internada no Hospital da Criança, na Zona Leste e, após terceira convulsão, foi encaminhada no dia 28 de agosto para a Unidade de Tratamento Intensivo da Fundação de Medicina Tropical. Lá, ela ficou internada em coma induzido por dez dias e morreu.

Durante a tratamento da criança em Manaus, a mãe e a tida tiveram que dormir na recepção da unidade de saúde, uma vez que a prefeitura do município não disponibilizou passagem de volta ou mesmo hospedagem na capital. A denuncia foi feita em reportagem da Rede Amazônica dia 30 de agosto.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) comentou o caso. Confira a íntegra

A Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT HVD) informa que a paciente foi internada no dia 28 de agosto, em estado grave, sendo encaminhada direto para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A paciente foi diagnosticada com meningoencefalite viral, inflamação provocada por um vírus, que atingiu o cérebro e áreas periféricas, entre elas as meninges (membranas que revestem o sistema nervoso central).

Durante este período, a paciente de 2 anos e 8 meses foi submetida ao protocolo exigido para o caso, com cuidados de UTI (com suporte de vida, suporte respiratório), uso de droga antiviral e antibióticos.

No final da manhã desta sexta-feira (7/9), por volta das 12h, a paciente teve uma parada cardiorrespiratória. Após meia hora de manobras de reanimação sem sucesso, foi confirmado o óbito.

Fonte: G1

Artigo anteriorO curioso uso que pescadores do Quênia fazem da camisinha
Próximo artigoMinistro defende padrões de aprendizagem própria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui