“Mostra de Cinema Atual Espanhol” no Teatro da Instalação

A mostra é realizada com apoio do Governo do Amazonas/Foto: Divulgação

O Escritório Cultural da Embaixada da Espanha no Brasil, a Sociedade Cultural Brasil-Espanha e o Instituto Cervantes apresentam uma nova edição da “Mostra de Cinema Atual Espanhol”, entre os dias 21 e 25 de novembro, no Teatro da Instalação, às 18h30, com entrada franca. A mostra é realizada com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.


Nessa edição, a Mostra será projetada em 14 capitais brasileiras, com novo formato visual através de qualidade Blu Ray. Os filmes destacarão a diversidade e a riqueza da produção cinematográfica espanhola, contextualizando diferentes regiões, épocas e sociedades da Espanha, assim como o estreito vínculo entre a cultura brasileira.

Os filmes variam entre suspense como em “Pecados Antigos, Longas Sombras” e drama, como “Linda Juventude”, “Ärtico”, “Flores” e “Todos Estão Mortos”, que serão exibidos em versão original, sendo todos em espanhol, com legenda em português. Ao todo, será uma apresentação por dia de evento.

Para o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, a mostra é uma oportunidade de conhecer um pouco da realidade espanhola, por meio da Sétima Arte. “Os filmes são excelentes veículos da cultura universal. E esta parceria realizada junto à Embaixada da Espanha no Brasil contribui para o enriquecimento cultural local”, finalizou.

A mostra é realizada com apoio do Governo do Amazonas/Foto: Divulgação
A mostra é realizada com apoio do Governo do Amazonas/Foto: Divulgação

Sobre os filmes

Na trama vencedora de 10 premiações, “Pecados Antigos, Longas Sombras” conta a história de dois detetives, que investigam o desaparecimento de vários jovem em uma comunidade isolada, onde encaram seus medos em busca do assassino. Os filmes “Ärtico” e “Linda Juventude”, retratam a história de dois jovens de 20 anos, que apesar das dificuldades, sonham e lutam por uma vida melhor. “Todos estão mortos” mistura drama com momentos cômicos, conta a história de uma adolescente nos anos 80, que após fazer um ritual no dia de Todos os Mortos, inicia uma amizade com Diego, morto há anos. No filme “Flores”, representante do cinema Espanhol ao Oscar, três mulheres começam receber flores anônimas, despertando sentimentos que pareciam enterrados.

PROGRAMAÇÃO

SEGUNDA-FEIRA (21/11)

Pecados Antigos, Longas Sombras (La isla mínima, 2014)
Direção: Alberto Rodríguez
Gênero: Suspense
Duração: 112mins
Classificação: 16 anos.

Sinopse
1980. Em uma pequena cidade do delta do rio Guadalquivir, duas adolescentes desaparecem durante as festas. Ninguém sente a falta. Todos os jovens querem ir embora, fugir e morar longe. São enviados dois detetives de homicídios, Pedro e Juan, com perfis e métodos diferentes. A investigação policial mostra que vem desaparecendo jovens há vários anos e que existe uma rede de tráfico de drogas na área. Nada é como parece nessa comunidade isolada aonde Juan e Pedro encararão seus próprios medos, seus passados, seus futuros. Mas o mais importante é capturar o assassino.
Vencedor de 10 Prêmios Goya – Melhor Filme, Direção, Ator protagonista (Javier Gutiérrez), Atriz revelação (Nerea Barros), roteiro original, Fotografia, Música original, Montagem, Direção Artística e Figurino. No Festival de São Sebastian recebeu o Prêmio Feroz Zinemaldia, a Concha de Prata Melhor Ator (Javier Gutiérrez) e o Prêmio do Júri à fotografia.

TERÇA-FEIRA (22/11)

Linda juventude (Hermosa Juventud, 2014)
Direção: Jaime Rosales
Gênero: Drama social
Duração: 98 min
Classificação: 16 anos

Sinopse
Natalia e Carlos são dois jovens apaixonados de 20 anos, lutam para sobreviver na Espanha em crise. Os limitados recursos financeiros não permitem eles irem para frente, como gostariam. Não têm grandes ambições, pois não têm grandes esperanças. Para ganhar um pouco de dinheiro participam de um filme pornô amador. O nascimento da sua filha Julia, será o principal motivo de novas mudanças.

Festival de Cannes 2014 — Un Certain Regard – Menção Especial Júri ecumênico. Prêmio Sant Jordi (Rádio Nacional da Espanha) — Melhor atriz (Ingrid García-Jonsson).

QUARTA-FEIRA (23/11)

Ärtico (ártico, 2014)
Direção: Gabriel Velázquez
Gênero: Drama
Duração: 77mins
Classificação: 16 anos

Sinopse
“Família versus solidão”: Jota e Simón são dois jovens malandros de 20 anos que cada dia vão despreocupadamente para as ruas para buscar a vida como podem. Além dos costumeiros roubos e truques, algo lhes mexe interiormente. Cada um deseja o que não tem. Simón quer ser livre. Está farto de viver rodeado de sua grande família de feirantes, incluindo sua mulher e seu filho. Jota não quer seguir sozinho e o único que deseja é fazer seu ninho e ter sua própria família. Por cima do que seja. Enquanto isso cada dia que se juntam, se sentem como “Robin Hood” e pensam que não têm nada a perder.
Berlinale 2014 (Alemanha) – Menção especial do Júri Geração. Cinespagna Toulouse 2014 — Melhor filme, melhor fotografia, melhor música e Prêmio do Júri Jovem.

QUINTA-FEIRA (24/11)

Flores (Loreak, 2014)
Direção: José Mari Goenaga
Gênero: Drama
Duração: 100min
Classificação: 07 anos

Sinopse
A vida da Ane muda quando começa a receber um ramo anônimo de flores todas as semanas, assim como Lourdes e Tere, recebem um ramo em memoria de alguém que foi importante para elas. Essa é a historia de 3 mulheres, 3 vidas alteradas pela simples presença de umas flores. Flores que farão brotar sentimentos que pareciam enterrados… Ainda assim, são só flores.

Prêmios Goya: Nomeado Melhor Filme e Melhor Música Original. Festival de São Sebastián: Sessão oficial de longametragens. 2014: Prêmios Feroz – Melhor atriz de reparto (Itziar Aizpuru).

SEXTA-FEIRA (25/11)

Todos estão mortos (Todos están muertos, 2014)
Direção: Beatriz Sanchís
Gênero: Drama fantástico
Duração: 88 min
Classificação: 12 anos

Sinopse
Lupe vive trancada em casa, é egoísta e conflitiva. Nunca deu conta dos cuidados do seu filho, um adolescente sensível e muito apegado à avó. Ela cuida da casa e da família e na Noite de Todos os Mortos, pede ajuda num ritual mexicano. É assim como Diego, morto há anos, volta para casa, desencaixotando a famosa banda de rock que formava com Lupe nos anos 80.

Nos prêmios Goya 2014 foi nomeada Melhor atriz (Elena Anaya) assim como nos prêmios Feroz; Festival de Málaga: Prêmio especial do Júri, melhor atriz e melhor música.

Serviço: Mostra de Cinema Atual Espanhol 2016.
Data: de 21 a 25 de novembro de 2016.
Local: Teatro da Instalação (Rua Frei José dos Inocentes, s/n° – Centro).
Entrada: franca.
Horário de início: sempre às 18h30.
Público-alvo: Conferir classificação indicativa.

Artigo anteriorGalera do Caprichoso escolhe as 12 todas do CD ´A Poética do Imaginário Caboclo´
Próximo artigoDefesa Civil registrou oito ocorrência provocadas pela chuva em Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui