
O prefeito da cidade de Marechal Thaumaturgo, no interior do Acre, Isaac Piyãko, é alvo de investigações do Ministério Público do Acre. O órgão instaurou um inquérito civil para apurar uma denúncia de que o prefeito estaria praticando diversos atos de improbidade.
A instauração do inquérito foi publicada na edição de quinta-feira (19) do Diário Oficial do MP-AC.
O G1 entrou em contato com o prefeito Isaac Piyãko, que informou que vai se inteirar sobre o assunto para pode se posicionar.
No texto, o órgão afirma que a denúncia partiu do presidente da Câmara dos Vereadores de Marechal Thaumaturgo. O presidente afirmou que diversos atos de improbidade vêm sendo praticados na gestão do prefeito Piyãko.
Diante da denúncia, o MP determinou que a prefeitura do interior do estado seja oficializada e que envie uma série de informações para o órgão em um prazo de 20 dias.

Entre os documentos solicitados está uma planilha de todos os servidores públicos, comissionados ou não e dos respectivos salários, com cópia do contracheque dos meses de janeiro a março de 2018. Além disso, informações quanto a atrasos do pagamento dos servidores.
O MP quer saber também se a prefeitura não está atendendo aos ofícios da Câmara de Vereadores e pediu que a prefeitura encaminhe todos os contratos administrativos firmados no ano de 2017.
A prefeitura tem que informar ainda sobre o financiamento feito na área da saúde no ano de 2017. Além disso, enviar ao MP uma planilha contendo as diárias recebidas por cada servidor público e os respectivos relatórios de viagem.
Fonte: G1