
Na Próxima sexta-feira, 19 de fevereiro, será instalado o Fórum de Combate aos impactos dos Agrotóxicos no Amazonas.
O objetivo é proporcionar um debate à questões relacionadas a produtos agrotóxicos e transgênicos, de modo a fomentar ações integradas de proteção à saúde do trabalhador, consumidor, da população e do ambiente ante aos males causados por estes. Até o momento várias instituições já foram convidadas a participar do Fórum, dentre elas, a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a Fundação de Vigilância Sanitária (FVS) e a Assembleia Legislativa do Amazonas, por meio da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional Sustentável.
O Ministério Público do Amazonas irá coordenar o Fórum em conjunto com os Ministérios Públicos Federal e do Trabalho. A coordenação geral dos trabalhos está sob a responsabilidade da Promotora de Justiça do MP-AM, Aurely Pereira de Freitas, como Coordenador Adjunto o Procurador da República, Rafael da Silva Rocha e o Procurador do Ministério Público do Trabalho, Jorsinei Dourado do Nascimento, como Secretário-Executivo.
A cerimônia oficial de instalação do Fórum será realizada às 8h30, no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, na sede do Ministério Público do Estado. Durante o evento será lançado o Dossiê Abrasco: Um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos.
Além da solenidade, duas palestras com pesquisadores da área de agroecologia fazem parte da programação. Segue, em anexo, o convite para a cerimônia e programação do evento.