MPAM solicita padronização para retificação de registros civis no Amazonas

Foto_ Reprodução

Para padronizar o entendimento sobre a alta demanda de retificação de dados em registros civis, como certidões de nascimento e casamento, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) solicita ao Tribunal de Justiça (TJAM) a instauração de um Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR). A medida busca garantir a isonomia e a segurança jurídica, evitando filas processuais nas Varas de Justiça de Coari e outras comarcas.


Previsto no Código de Processo Civil (CPC/2015), o IRDR é utilizado quando demandas semelhantes se repetem, assegurando decisões uniformes e mais eficientes. A solicitação complementar iniciativa da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM), que oferece retificações gratuitas de registros civis sem necessidade de ação judicial.

A ação se baseia no artigo 110 da Lei de Registros Públicos, que permite a correção de erros evidentes diretamente pelo cartório, sem autorização judicial ou manifestação do Ministério Público.

“O cidadão deve demonstrar que tentou resolver a questão administrativamente. Os cartorários, como operadores de direito, têm fé pública e podem atuar na prevenção de litígios, evitando a sobrecarga do Judiciário”, explicou o promotor de Justiça Bruno Escórcio Cerqueira Barros.

Fonte: mpam

Artigo anteriorCom cota do rio em 25m, Prefeitura alerta para horários de banho na Ponta Negra
Próximo artigoCIF notifica seis estabelecimentos por diversas irregularidades em três zonas de Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui