MPF pede medidas urgentes para conter o coronavírus no Alto Solimões

Foto: Reprodução

Após a confirmação do primeiro caso de covid-19 em Santo Antônio do Içá (a 888 quilômetros de Manaus), o município deverá adotar uma série de medidas para enfrentar o coronavírus. A recomendação é do Ministério Público Federal (MPF) e também é válida para o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei).


No documento, o MPF recomenda ao município de Santo Antônio do Içá e ao Dsei Alto Solimões a adoção de todas as medidas necessárias para garantir o isolamento e atendimento de saúde do médico com diagnóstico positivo para covid-19. Além disso, é necessário identificar, colocar em quarentena e monitorar todas as pessoas que foram atendidas ou tiveram contato direto com ele, especialmente profissionais de saúde e indígenas.

O MPF requer também a montagem de barreiras sanitárias para impedir que o vírus chegue às comunidades indígenas da região e a intensificação de ações informativas de divulgação dos cuidados preventivos, sintomas e necessidades de procura dos serviços de saúde nos casos indicados. Os órgãos têm dois dias para apresentar resposta à recomendação, com envio de relatório contendo as medidas já adotadas em relação aos itens recomendados, sob pena de adoção de medidas administrativas ou judiciais cabíveis.

Artigo anteriorVisitas e atendimentos presenciais em presídios continuam suspensos
Próximo artigoInvestimentos em tecnologia garantem serviços essenciais do AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui