MPF/SP pede ao STF que apure se Sarney foi beneficiado pelo Banco Santos

Senador José Sarney será investigado pelo STF/Foto: AS
Senador José Sarney será investigado pelo STF/Foto: AS
Senador José Sarney será investigado pelo STF/Foto: AS

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu ontem, quinta-feira (22), um pedido do Ministério Público Federal, em São Paulo, para investigar se o senador José Sarney (PMDB-AP) teria se beneficiado de um saque de R$ 2,159 milhões do Banco Santos, antes de o Banco Central decretar a intervenção da instituição, em 2004. O inquérito, distribuído ao ministro Dias Toffoli, também já foi enviado pelo Supremo ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que vai se manifestar sobre o pedido.

Em fevereiro, o MPF disse ver “elementos concretos de possível prática de delito” envolvendo Sarney, que tinha uma “relação estreita” com o então banqueiro Edemar Cid Ferreira, controlador do Banco Santos. O documento destaca que a data do saque ocorreu “apenas um dia antes da intervenção” e aponta a “proximidade de Sarney com Edemar, amigos íntimos há mais de três décadas”.


Na época, Sarney afirmou não ter recebido informação privilegiada e disse que uma das razões que o levaram a retirar os recursos é que era fato “público e notório” que o banco atravessava “dificuldades financeiras”. O senador será investigado pelo STF por ter foro privilegiado.(Terra)

Artigo anteriorEstádio ‘Carlos Zamith’, no Coroado, será inaugurado amanhã(24), confirma Melo
Próximo artigoVídeo mostra homem salvando bebê que caía da janela do segundo andar de prédio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui