MS: Reunião vai discutir ocupação de fazenda por índios terena

Índios ocupam terras no MS/Foto: PM
Índios ocupam terras no MS/Foto: PM

Representantes do Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Federal (PF) estiveram neste sábado (29), na fazenda Maria do Carmo, no distrito de Taunay, em Aquidauana, a 131 quilômetros de Campo Grande, para entregar uma decisão judicial aos indígenas da etnia terena que desde a madrugada de sexta-feira (28) ocupam a área.

Segundo a PF, representantes dos indígenas devem comparecer a reunião com policiais e promotores de Justiça, em Campo Grande, na próxima terça-feira (2). Os índios reivindicam a demarcação da fazenda como área indígena para a ampliação da sua reserva.


Conforme a família dos proprietários da fazenda, no momento da ocupação, dez pessoas estavam na sede da propriedade e elas teriam ficado isoladas no local, já que os indígenas teriam fechado a ponte de acesso a fazenda.

De acordo com a PF, com a presença das autoridades neste sábado na área, algumas das pessoas que estavam na sede da fazenda aproveitaram para deixar o local, mas quatro permaneceram na propriedade.

Segundo informações do coordenador técnico da Funai em Aquidauana, João Valdir, moradores de sete aldeias do município participam da ocupação, que foi feita inicialmente por cerca de 100 indígenas.

Conforme a Policia Militar, neste sábado cerca de 100 índios permaneceram na área, que tem cerca de dois mil hectares.(G1)

Artigo anteriorMega-Sena tem um acertador que leva mais de R$ 8 milhões
Próximo artigoColégios eleitorais abrem no Uruguai para 2º turno que elege presidente

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui