Mudança nos ventos melhora qualidade do ar em Manaus

Foto: Divulgação/Redes Sociais

A mudança na direção dos ventos, nesta quinta-feira (15), ajudou a dissipar a fumaça que cobriu Manaus nos últimos cinco dias, conforme informado pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). Apesar disso, as queimadas no sul do Amazonas, identificadas pela Defesa Civil como responsáveis pela má qualidade do ar na capital, aumentaram este mês.


O Sipam relatou que a qualidade do ar em Manaus e nas cidades vizinhas melhorou devido à mudança dos ventos no sudeste do Amazonas e sudoeste do Pará. A fumaça, que começou a afetar a cidade no sábado (10) e persistiu até quarta-feira (14), resultou em uma qualidade do ar considerada “péssima”, o pior nível na escala do Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva).

Para ser considerada boa, a qualidade do ar deve estar entre 0 e 25 μm/m³. Durante o período crítico, bairros das Zonas Sul, Centro Sul e Oeste enfrentaram índices acima de 125 μm/m³, com o bairro Vila Buriti registrando esse nível no domingo (11). Hoje, a qualidade do ar em Manaus é classificada como “boa”, com índices variando de 11 μm/m³ a 20,5 μm/m³, de acordo com o Selva.

Fonte: g1/Amazonas

Artigo anteriorTCE-AM acompanha junto à Sema as ações de combate às queimadas
Próximo artigoInscrições abertas para capacitação profissional para jovens haitianos em Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui