Mulheres conquistam espaço na chapa ‘Muda OAB’

Jean Cleuter(E), Socorro Guedes(C) e Omara Gusmão(D)/Foto: Divulgação

Graduada em Administração em 1984, e em Direito quatro anos depois, pela Universidade do Amazonas, a mestre em Direito Tributário, Omara Gusmão atua na advocacia pública na Procuradoria da Fazenda Nacional e é hoje uma formadora de novas gerações de advogados.
Candidata a vice-presidente na chapa “Muda OAB-Aliança”, ao lado de Jean Cleuter Mendonça, Omara Gusmão é especialista em Direito Tributário, segmento em que fez mestrado pela Universidade Federal de Pernambuco e se especializou, produzindo farta literatura a respeito do tema, analisando principalmente o papel dos tributos na concretização da defesa ambiental.


Omara atua hoje como professora universitária, em duas faculdades particulares de Manaus, onde ministra as disciplinas de Direito Tributário I e II e Direito Processual Tributário e, em pós-graduação em Direito e Auditoria Tributária aplica a disciplina Tributos Federais e Legislação de Impostos III.

Mestre de centenas de novos advogados formados nos últimos anos em Manaus, Omara Gusmão encara sempre uma polêmica que divide os agentes do Direito: a atuação da advocacia pública e da advocacia privada. Para a candidata da chapa “Muda OAB-Aliança” não há um posicionamento “contra” ou a “favor” de um ou outro segmento, dentro da chapa. “A atuação da advocacia pública é tão importante quanto a da advocacia privada, sendo cada uma essencial em sua abrangência”, lembra.

Omara Gusmão avalia que Jean Cleuter Mendonça tem a maturidade, conhecimento e o compromisso para fazer da OAB a entidade que os advogados necessitam, transparente nos procedimentos e presente nos grandes debates de interesse da população.

Omara Gusmão, também, foi conselheira federal da OAB entre 2001 e 2003, e atuou nas áreas tributárias de Manaus e fiscal de tributos estaduais da Secretaria de Fazenda do Amazonas (Sefaz).

Artigo anteriorDeputado Francisco Souza eleito presidente da UPM
Próximo artigoPronatec abre 530 vagas para estudantes da rede pública estadual, no AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui