Mulheres são orientadas a buscarem serviços de prevenção ao câncer nas UBSs de Manaus

Foto: Divulgação/Semsa

A Prefeitura de Manaus inicia, nesta semana, uma série de atividades relacionadas à campanha “Outubro Rosa”, com foco no acolhimento das mulheres e intensificação do rastreio do câncer de mama nas unidades básicas da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A campanha reforça o combate ao câncer de mama em todo o mundo, e, em Manaus, também incorpora ações de prevenção ao câncer de colo de útero.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, orienta as mulheres a buscarem qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) para realizar ou solicitar os procedimentos necessários para rastreio de possíveis lesões cancerígenas. É necessário apresentar CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Esses serviços são disponibilizados à população durante o ano inteiro, mas, neste mês, nós fazemos um chamamento, um apelo, para que as mulheres atualizem seus exames e recebam uma orientação e encaminhamento médico em caso de alterações. As mulheres com mamografia alterada serão encaminhadas a um dos Serviços de Referência para Diagnóstico do Câncer de Mama (SDM) municipais, onde será a elas oportunizada a biópsia, objetivando o diagnóstico precoce do câncer de mama, quando a lesão ainda é pequena, e a instituição do tratamento em tempo oportuno, ampliando, desta forma, as chances de cura”, explica a secretária.

A chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, enfermeira Lúcia Freitas, conta que, nas UBSs, as mulheres têm acesso à consulta médica ou de enfermagem, exame clínico das mamas, coleta de exame preventivo e solicitação do exame de mamografia.

Foto: Divulgação/Semsa

“O exame preventivo do câncer do colo do útero é priorizado para mulheres e homens trans na faixa etária de 25 a 64 anos, e a mamografia de rastreamento é direcionada para mulheres de 50 a 69 anos. O objetivo é alcançar o maior número de pessoas nessas faixas etárias por conta da alta incidência desses cânceres nesses grupos”, afirma Lúcia.

A enfermeira destaca que o câncer de mama também pode afetar homens e mulheres fora da faixa de rastreio, apesar desses casos serem mais raros. Por isso, essas pessoas também devem buscar os serviços nas UBSs e se submeterem ao exame clínico das mamas. Se encontrados sinais, sintomas sugestivos de câncer de mama, será solicitada a mamografia diagnóstica e, se alterada, serão encaminhadas a um de nossos SDMs.

Uma UBS Móvel foi instalada na praça Dom Pedro II, em frente ao Museu Cidade de Manaus (paço da Liberdade), Centro, para facilitar o acesso aos serviços do Outubro Rosa para trabalhadoras do comércio legal e transeuntes, desde a última sexta-feira, 30/9. Além das consultas, a unidade oferta testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, e vacinação contra a Covid-19, hepatite B e vacina dT (antitetânica), exame preventivo e solicitação de mamografia.

Educação

Todos os Distritos de Saúde (Disa) de Manaus – Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural – desenvolvem ações de Educação em Saúde, a partir desta segunda-feira, 3/10, nas unidades básicas e na comunidade. O objetivo é sensibilizar e mobilizar a sociedade em geral sobre como combater os cânceres de mama e colo do útero, e assim reduzir o índice de mortalidade por essas doenças.

Os profissionais de saúde irão realizar palestras, rodas de conversa, distribuição de material informativo, intensificação da vacinação contra o HPV (meninas de 9 a 14 anos), peça teatral, dentre outros serviços. As ações devem ser reforçadas até o dia 31 deste mês.

A população pode buscar o endereço da UBS mais próxima de sua casa no site da Semsa (semsa.manaus.am.br), clicando em “Unidades”, e depois em “Localização das unidades de saúde”. Dúvidas também podem ser esclarecidas nas redes sociais da secretaria, @semsamanaus no Instagram e Semsa Manaus no Facebook.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui