Municípios de Manaquiri e Tapauá no AM recebem a Saúde Itinerante

Atendimento médico do saúde Itinerante/Foto: Divulgação
Atendimento médico do saúde Itinerante/Foto: Divulgação
Atendimento médico do saúde Itinerante/Foto: Divulgação

Os municípios de Manaquiri e Tapauá estão recebendo as ações do Programa Amazonas Saúde Itinerante, da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), durante toda a presente semana.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, desde o dia 28 de julho até o próximo sábado (2), duas jornadas acontecem em Manaquiri, com consultas oftalmológicas, ginecológicas e pediátricas. Em Tapauá inicia na sexta-feira (01) a jornada de consultas oftalmológicas, que deve se encerrar no dia 05 de agosto.


Em Manaquiri, segundo ele, 450 pacientes serão recebidos para atendimento oftalmológico, 150 mulheres estão previstas para consultas ginecológicas e 150 crianças passarão com o pediatra. Em Tapauá serão mais de 850 pessoas se consultando com o oftalmologista.

O Programa Amazonas Saúde Itinerante, só neste mês de julho, passou já passou por Pauiní, Ipixuna, Atalaia, Benjamin Constant, Tabatinga, Guajará, Borba, Manicoré, São Gabriel da Cachoeira, Careiro Castanho e Japurá.

Para agosto estão também previstas ações em Benjamin Constant, Envira, Itapiranga, Nova Olinda, São Sebastião do Uatumã, Maués, Urucará, São Paulo de Olivença, Urucurituba, Barreirinha, Apuí, Amaturá, Itapeaçú, Nhamundá, Santo Antônio do Içá, Tonantins, Canutama e Jutaí.

Balanço – De janeiro até junho deste ano, o Programa Amazonas Saúde Itinerante permitiu a realização, em municípios do interior do Estado, de 1.001 cirurgias de catarata; 953 cirurgias gerais e ginecológicas; 118 cirurgias reparadoras de lábio leporino; 11.137 consultas na especialidade de Oftalmologia, com a dispensação de 5,6 mil óculos. Outras especialidades médicas também tiveram o reforço das ações do programa, num total de 869 consultas de ginecologia, 581 de pediatria, 866 de cardiologia, 165 de urologia e 711 em neurologia.

Os atendimentos levados ao interior pelos barcos Pronto Atendimento Itinerante (PAI) – uma vertente do Amazonas Saúde Itinerante, realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (SEAS) – já haviam alcançado, até maio (os números de junho ainda não estão consolidados), 16.187 consultas.

Artigo anteriorBasquete esquenta o primeiro dia dos Jogos Escolares do Amazonas
Próximo artigoTO: ‘Melhorou a relação’, diz marido após atropelar a esposa sem saber

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui