
Devido à pandemia do coronavirus e a crescente ocorrência de casos no estado, municípios do interior deverão adotar medidas de combate e controle do vírus. A recomendação é do Ministério Público de Contas do Estado do Amazonas (MPC-AM).
A partir de agora, os municípios deverão publicar informações sobre os casos de covid-19 para a população diariamente. O objetivo também é conscientizar os moradores quanto a importância de se prevenir em período de pandemia.
Os municípios deverão informar dados atualizados como o número de casos registrados, óbitos confirmados pela doença, bem como idade, sexo e moradia das vítimas. Além disso, se faz necessário publicar também a quantidade de internados e quantos destes estão em leitos clínicos e em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Outros dados que devem se tornar públicos são as ações dos municípios sobre implantação de novos leitos para os pacientes com covid-19, contratos para a área de saúde com empresas hospitalares e licitação de serviços. Todas as medidas, de acordo com o MPC-AM, servirão para combater o coronavirus que já vitimou mais de cem pessoas no Amazonas.
Os municípios têm até 3 dias para colocar as ações em prática.