Música de cinema toma conta do Teatro Amazonas neste fim de semana

Ensaio Aquarela Sinfônica/Foto: Bruno Zanardo/Secom e Giovani Araújo/Sec

A Temporada 2017 da Série Encontro das Águas embala o público do Teatro Amazonas com trilhas sonoras de sucessos do cinema e dos animes, em novos concertos neste fim de semana. A agenda inicia nesta sexta-feira (21), às 20h, com o concerto A Sétima Arte: Clássica Cult, e segue no sábado (22), no mesmo horário, com A Sétima Arte: O Sol Nascente. No domingo (23), às 19h, tem ainda A Sétima Arte: A Música de John Williams.


Com direção musical de Marcelo de Jesus, que rege a Amazonas Filarmônica e a Orquestra de Câmara do Amazonas, os espetáculos são uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura. Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro e por meio do site www.bestseat.com.br.

Sexta (21) – O fim de semana começa com o espetáculo Clássica Cult, nesta sexta-feira, a partir das 20h, com reapresentação na quinta-feira (27), no mesmo horário. O concerto da Amazonas Filarmônica traz peças famosas da música erudita presentes em clássicos do cinema do século XX, tendo a participação da soprano Dhijana Nobre, na ária Il dolce suono, da óperaLucia di Lammermoor, de Gaetano Donizetti; e na canção The Diva Dance, de Éric Serra. As duas peças integram a trilha o filme O Quinto Elemento, de Jean-Luc Besson. Para o concerto, a peça de Serra recebeu arranjo do violista Timóteo Esteves, da orquestra.

Do filme Laranja Mecânica, dirigido por Stanley Kubrick, além do segundo movimento daSinfonia No. 9 de Ludwig van Beethoven, a Filarmônica apresenta Pompa e Circunstância No. 1, de Edward Elgar, e a Abertura da ópera La gazza ladra, de Gioacchino Rossini. O próximo filme da lista é O Iluminado, também de Kubrick, com a Música para Cordas, Percussão e Celesta, de Bela Bartók.

Ensaio Aquarela Sinfônica/Foto: Bruno Zanardo/Secom e Giovani Araújo/Sec

O repertório da apresentação traz peças de filmes como Morte em Veneza, com oadagietto da Sinfonia No. 5, de Gustav Mahler; Uma Linda Mulher, com o Prelúdio da ópera La Traviata, de Giuseppe Verdi; Cisne Negro, com o pas de deux e a cena final do balé O Lago dos Cisnes, de Pyotr Ilyich Tchaikovsky; e Apocalypse Now, com o prelúdio A Cavalgada das Valquírias, do terceiro ato da ópera A Valquíria, de Richard Wagner.

Sábado (22) – Bastante aguardado pelos fãs de música erudita e da cultura geek, O Sol Nascente terá em seu repertório trilhas sonoras de animes, os famosos desenhos japoneses. O espetáculo da Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) terá a participação dos naipes de metais e percussão da Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica e do Grupo Vocal do Coral do Amazonas. Após a estreia, neste sábado, às 20h, o espetáculo terá reapresentação na sexta-feira (28), no mesmo horário.

O repertório do espetáculo promete emocionar os fãs, com trilhas sonoras de clássicos desenhos como Os Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya), Dragon Ball-Z, Sailor Moon e Meu Amigo Totoro. Além destes, outras produções nipônicas clássicas entram no setlist do show, comoNational Kid, Ultraseven, Gundam Wing e Neon Genesis Evangelion, além da peça Spirited Away, do filme A Viagem de Chihiro.

O Sol Nascente ainda traz a participação da harpista Diana Todorova e da Banda Anime, tendo como solistas vocais os manauaras Suemi Hashimoto e Allan Nywner. Todos os arranjos instrumentais das trilhas sonoras do concerto foram produzidos sob encomenda pelo maestro Guilherme Mannis, diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica de Sergipe.

Domingo (23) – Fechando a primeira semana da temporada de concertos, o Teatro Amazonas recebe A Música de John Williams, com a Amazonas Filarmônica em formação completa, para prestar homenagem a um dos maiores compositores de trilhas sonoras do mundo: John Williams. O espetáculo é atração deste domingo (23), com regência de Marcelo de Jesus, às 17h, e Otávio Simões, às 19h, e será reapresentado no domingo seguinte (30).

O espetáculo traz trilhas de outros filmes famosos, como Tubarão, Superman, Indiana Jones, Jurassic Park e o vencedor do Oscar A Lista de Schindler. Clássicos do cinema, como as suítes de Harry Potter e Star Wars, já apresentadas pela Amazonas Filarmônica, ganharão releituras, com a participação do Madrigal da Casa de Música Ivete Ibiapina, dirigido por Natalia Sakouro.

Série Encontro das Águas – Realizada anualmente pela Secretaria de Estado de Cultura, por meio dos Corpos Artísticos do Amazonas, a Série Encontro das Águas nasceu em 2015, com o propósito de juntar visões artísticas que, em teoria não estariam juntas, como, por exemplo, a música erudita e a música popular, mas que dialogam entre si. A série é conhecida por ter trazido ao público concertos de grande sucesso, como o Muzikstation, Música no Castelo Mágico, Abba: Uma Geração Apaixonada, e Música no Espaço.

 

Artigo anteriorDelegação amazonense de Luta Olímpica segue para intercâmbio no Panamá
Próximo artigo´Verão na Praça´ tem atrações nacionais, e muita arte para a família no Largo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui