Na formatura do Pronatec, Ari Moutinho ressalta importância da formação de jovens

Ai Moutinho, ao lado da ministra Tereza Campello/Foto: Michael Dantas
Ai Moutinho, ao lado da ministra Tereza Campello/Foto: Michael Dantas
Ai Moutinho, ao lado da ministra Tereza Campello(MDSCF)/Foto: Michael Dantas
Ari Moutinho e a ministra Tereza Campello/Foto: Michael Dantas
Ari Moutinho e a ministra Tereza Campello(MDSCF)/Foto: Michael Dantas

O desembargador Ari Moutinho, governador do Amazonas, em exercício, participou da formatura de 600 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), realizada no início da noite de ontem, terça-feira (20), no Parque Municipal do Idoso, e contou com a presença da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello e do prefeito de Manaus.

Vale ressaltar que Manaus é a cidade com maior número de matrículas no Amazonas. São 8,1 mil matrículas em 112 tipos de cursos, desde que o Pronatec foi criado em 2011.


Para o governador, em exercício, a oportunidade de conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho fica mais viável por meio de iniciativas como esta. “Nós todos sabemos que uma oportunidade de emprego é o sonho de todo jovem e o que estamos vendo é a formação dentro de um curso profissionalizante, portanto, ele sai preparado para encarar o mercado de trabalho. Nós sabemos que é preciso qualificar o ser humano, isso irá incentivar e entusiasmar este jovem. Ele será certamente um trabalhador com mãos calosas, algo honroso”, ressaltou Ari Moutinho.

Segundo a ministra Tereza Campello, o Pronatec “Brasil Sem Miséria” trata-se de uma ação política que de forma inédita garante profissionalização aos brasileiros de baixa renda. A ministra ressaltou a parceria com o Estado para o bom funcionamento do programa. “É um trabalho feito em parceria com os governos estaduais e municipais, com as instituições de ensino, e com isso a gente vai garantir que a população pobre melhore de vida, continue trabalhando e tenha acesso a melhores oportunidades”, destacou a ministra.

Os cursos mais procurados em Manaus são almoxarife, auxiliar administrativo, operador de computador, cadista para a construção civil, almoxarife de obras, inglês básico, assistente de planejamento e controle de produção, costureiro industrial do vestuário, eletricista instalador predial de baixa tensão e depilador. Até o final deste primeiro semestre, estão sendo abertas mais 4 mil vagas em 54 cursos.

Pronatec – O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal em 26 de outubro de 2011 com a meta de ampliar o acesso ao mercado formal de trabalho de estudantes e trabalhadores, brasileiros jovens e adultos de baixo poder aquisitivo, por meio da oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Em todo o país já são mais de 1,1 milhão de matrículas, em 570 cursos oferecidos.

No Pronatec, os cursos de qualificação profissional são gratuitos e voltados para o público de baixa renda. Pagos pelo Governo Federal, os cursos são ministrados pelos Institutos Federais e as instituições do Sistema S (Senai, Senac, Senat e Senar).

Para participar do Pronatec “Brasil Sem Miséria” é preciso no mínimo ter 16 anos e estar cadastrado ou em processo de inclusão no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família. As matrículas podem ser feitas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

Artigo anteriorGarantido e Caprichoso na final do campeonato amazonense neste sábado (24)
Próximo artigoCMM promove Audiência para debater a ‘Democratização dos meios de comunicação’

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui