Na semana da água, escola em Manaus reforça importância do consumo consciente

Foto: Freepik

Embora seja um recurso limitado e essencial à vida, o Brasil desperdiça 40% de toda a água potável que é captada para a população. O dado se refere à 2020, pesquisa mais atual do InstitutoTrata Brasil, e mostra a importância de se falar sobre o consumo consciente da água.  Embora essas perdas do líquido demonstradas no levantamento se refiram, principalmente, a vazamentos em encanações e furtos, o cuidado com o uso da água nos lares brasileiros pode fazer muita diferença.


Pensando na promoção do consumo consciente desse líquido precioso, o Centro de Ensino Técnico (Centec) lança, na próxima quarta-feira (22), Dia Mundial da Água, o ‘PodTéc: A Influência da Água na Qualidade de Vida’. O programa será apresentado pela professora e coordenadora de cursos, Dângela Lopes, e terá como convidado o engenheiro Semy Ferraz, especialista em engenharia ambiental e saneamento.

“Para dar mais peso à conversa, contamos com a participação do engenheiro Semy Ferraz. Além de especialista, ele trabalha na Águas de Manaus, concessionária do serviço na cidade”, comenta a professora. Os principais trechos da entrevista serão publicados nas redes sociais do Centec (Facebook e Instagram). Já a versão completa do episódio ficará disponível gratuitamente no YouTube da instituição (@centecam2933).

Convidado especial, Semy Ferraz antecipa alguns pontos importantes da conversa. Segundo ele, o consumo consciente é fundamental para a própria vida. “Se não cuidarmos bem desse patrimônio, vai faltar ou custar mais caro. Às vezes, agredimos a natureza, os nossos corpos hídricos e depois sofremos com uma despesa maior com o tratamento desses recursos”, pontua o profissional.

Foto: Freepik

Água e energia

Além do podcast, na terça-feira (21), a escola irá expor um projeto de geração de energia a partir da água, voltado a atender comunidades ribeirinhas. O protótipo de uma miniestação hidrelétrica foi criado por alunos dos cursos técnicos em Edificações e Eletrotécnica do Centec e será exibido no formato de maquete.

“A ideia para o projeto partiu da coordenação e dos professores, e nós alunos criamos a maquete dessa pequena hidrelétrica visando alcançar as comunidades mais carentes, principalmente ribeirinhas”, comenta a aluna do curso técnico em Eletroeletrônica, Ana Bruna.

Ela diz que o projeto também atende a critérios socioambientais, uma preocupação mundial que tem crescido nos últimos anos. “As fontes de energia renováveis oferecem mais oportunidades em eficiência energética, são limpas e não poluem o meio ambiente”, ressalta. Segundo Ana, os alunos estão animados com o protótipo. “Queremos tirar esse projeto do papel, executar na vida real. Se tiver um patrocinador, estamos à disposição”, comenta.

Dicas

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), órgão federal vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Regional, elenca dicas para tornar o consumo de água mais consciente. Embora pareçam simples, podem fazer a diferença coletivamente. A primeira é deixar a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba ou ensaboar a louça. Segundo o Dnocs, a torneira aberta por apenas dois minutos gasta cerca de 13,5 litros de água.

Outra sugestão importante é priorizar banhos curtos, de até cinco minutos. Além disso, quando for usar o sabonete ou shampoo, deve manter o registro fechado. Essa ação, aponta o DNOCS, economiza até 30 mil litros de água por ano, o equivalente a 12 piscinas olímpicas.

Por fim, vale também ter cuidado ao utilizar água para lavar o carro, o quintal ou a calçada. No primeiro caso, o Departamento aconselha fazer a substituição por um balde e um pano. Já nas outras ocasiões, preferir uma vassoura. Isso porque, uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água.

Artigo anteriorSeduc abre inscrições para Provão Eletrônico em Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo
Próximo artigoEmpresa pode ser multada por violar direitos dos povo Mura em Autazes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui