A população de Nhamundá (a 375 quilômetros de Manaus) deverá apresentar, obrigatoriamente, o comprovante de vacinação contra covid-19 para entrar em locais que prestam serviços ou que realizam eventos com participação coletiva em toda a cidade. A determinação foi publicada em decreto municipal 439/2021.
Conforme a prefeitura, locais ou públicos ou privados, como escolas, ginásio, estádio de futebol, clubes, danceterias, academias, sindicatos, associações, centros de recreação, igrejas, templos religiosos e restaurantes deverão exigir o comprovante de vacinação dos frequentadores. A exigência será para pessoas das faixas etárias cuja vacinação contra covid-19 já tenha sido completada, de acordo com a programação estabelecida pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
A obrigatoriedade do uso de máscara cobrindo o nariz e a boca permanece. Quem descumprir as leis previstas no decreto será multado.
De acordo com o vacinometro, 17.605 doses já foram aplicadas em Nhamundá, sendo 10.332 na primeira dose, equivalente a 74,5%, e 7.045 na segunda dose, equivalente a 50,8%. O município já vacina pessoas de 18 anos ou mais.