
Ouvidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) vai sugerir que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia trabalhe em conjunto com a Polícia Federal.
O parlamentar acredita que o apoio de um delegado federal e dois investigadores de polícia será decisivo para auxiliar na investigação de crimes de exploração sexual infantojuvenil no Estado.
Ricardo Nicolau foi um dos primeiros deputados a assinar o pedido de abertura da CPI. “A pedofilia está parecendo uma epidemia, um tumor maligno que precisa ser extirpado de todas as classes sociais da sociedade amazonense. A CPI poderá cumprir um grande papel, mas não pode ser transformada em bandeira política eleitoral”, avalia.
O foco da CPI, de acordo com o parlamentar, deverá ser um mapeamento de todo o Estado para identificar quem são os aliciadores, as vítimas e os clientes da rede de exploração sexual de crianças e adolescentes. Para isso, Ricardo Nicolau defende que a Aleam some forças com a Polícia Federal.
“A Assembleia não tem estrutura, equipamentos e experiência para uma investigação minuciosa. E a CPI tem de fazer um trabalho técnico. Portanto, buscar uma parceria com a Polícia Federal nos dá capacidade técnica de organização e procedimentos para investigar esses crimes”, defende o deputado.
O pedido de abertura da CPI na Aleam partiu de requerimento do deputado Luiz Castro (PPS) e foi assinado por 22 parlamentares.