‘Nise’ leva troféu de melhor filme, e Glória Pires de melhor atriz, em Tóquio

Glória Pires, melhor atriz como Nise/Foto: Reprodução

O filme “Nise – O Coração da Loucura”, de Roberto Berliner, venceu hoje, sábado (31), o Grand Prix de melhor filme do 28º Festival de Tóquio. Glória Pires também levou o prêmio de melhor atriz por seu papel como a psiquiatra Nise da Silveira.
No evento, Berliner destacou que a alagoana Nise (1905-1999) foi sua “heroína” e disse que ela não era muito conhecida quando começou a fazer o filme, há três anos. “Era minha responsabilidade mostrar a história dela para o mundo”, disse ele, que recebeu o troféu das mãos da atriz japonesa Kiwa e foi recepcionado pelo diretor norte-americano Bryan Singer, presidente do júri do festival. Glória Pires não estava presente no evento.


O longa aborda um período de cerca de uma década no qual Nise é reintegrada ao serviço público e vai cuidar dos internos do Cento Psiquiátrico Pedro 2º, no Engenho de Dentro, no Rio. A partir dos anos de 1940, a médica propôs aos pacientes atividades lúdicas, como pintura e cuidados de animais domésticos. A proposta, recebida como atitude comunista pelos colegas, chocou as alas mais conservadoras da psiquiatria tradicional, que defendiam métodos como eletrochoque e lobotomia.

“Nise – O Coração da Loucura” teve sua estreia internacional em Tóquio, e foi exibido em outubro no Festival de Cinema do Rio de Janeiro. O filme ainda não tem previsão de lançamento comercial.(UOL)

Artigo anteriorAssembleia do Amazonas gasta mais de 500 mil com viagens
Próximo artigoMilitares egípcios encontram destroços do avião russo numa área montanhosa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui