Nota do Governo do AM esclarece ‘suposto’ nepotismo no Hospital João Lúcio

Hospital e PS "Dr. João Lúcio"/Foto: Arquivo
Hospital e PS "Dr. João Lúcio"/Foto: Arquivo
Hospital e PS “Dr. João Lúcio”/Foto: Arquivo

O Portal Correio da Amazônia recebeu da Assessoria de Comunicação do Governo do Amazonas, nota que esclarece assunto veículo na imprensa, relacionado ao Hospital e Pronto Socorro ” Dr. João Lúcio Machado, localizado na Zona leste de Manaus. Eis a Nota:


NOTA DE ESCLARECIMENTO

Tendo em vista informações veiculadas na imprensa local nos últimos dias a respeito de suposto esquema de nepotismo no corrente exercício administrativo do senhor Felizardo Francisco de Almeida Monteiro, à frente do Hospital Dr. João Lúcio, o Governo do Amazonas, cumprindo seu dever de informar corretamente à população, esclarece:

1. Não houve redução global nas atividades de atendimento interno, remanejamento dos recursos humanos disponíveis ou mesmo restrições de recursos que afetaram o hospital como um todo em período mais recente.

2. Cumprindo determinação do governador José Melo, foram ampliadas as auditorias de contas, as atividades de controle do nepotismo, as de consulta prévia às nomeações para cargos de confiança, as de controle de conflito de interesses público e privado, as de processamento de agentes públicos e de empresas, as de coordenação do atendimento aos pedidos de acesso à informação e de incremento da transparência ativa (áreas em que o Amazonas já se tornou referência nacional), dentre outras.

3. Esses procedimentos de controle mostram que atualmente o Hospital Dr. João Lúcio possui cinco cargos comissionados, ocupados por profissionais sem vínculo de parentesco com o diretor da instituição, o sr. Felizardo Francisco de Almeida Monteiro.

4. A lei orçamentária prevê a aplicação de 14,10% do orçamento (R$ 15,6 bilhões) para a área de saúde pública, o que perfaz o total de R$ 2,17 bilhões. Eventuais limitações de recursos constituem contingências a que estão sujeitos quaisquer órgãos públicos e que sempre acabam por ser superadas em curto prazo. E as perdas de pessoal deverão também ser repostas ainda nas próximas semanas, com a convocação dos técnicos e especialistas aprovados no último concurso público para a Susam.

5. A orientação do governador José Melo é para que a saúde pública esteja empenhada em reduzir as desigualdades de atendimento entre a capital e o interior; em aumentar a capacidade de pesquisa e inovação tecnológica;  fortalecer a Atenção Básica como ordenadora das Redes de Atenção à Saúde como estratégia de garantia de acesso e do cuidado integral; em formar, qualificar e valorizar o profissional de saúde do Estado; e principalmente humanizar o atendimento como padrão de qualidade e marca atual do governo, que não tolera desvios de conduta, mas confia em todos os diretores e funcionários sem distinção de hierarquia ou função.

Governo do Amazonas
Assessoria de Imprensa

Artigo anteriorCrimes reduzem no bairro Jorge Teixeira com a operação ‘Espectro de Segurança’
Próximo artigoLappa abre temporada de Carnaval com festa à fantasia liberada, no sábado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui