

A Escola de Contas Públicas (ECP), do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) realiza, a partir da próxima semana, na sala de treinamento da ECP, uma nova rodada de formação sobre o sistema E-Contas e SAP, ambos utilizados para enviar, mensalmente, informações das administrações no Estado e municípios ao TCE.
As duas novas turmas foram criadas em atendimento a solicitações de prefeituras e órgãos públicos da administrações direta e indireta, segundo informou o diretor da ECP, Harleson Arueira. As aulas da 1ª turma, com inscrições esgotadas, acontecerão de 26 a 29 de agosto. A 2ª turma (com inscrições abertas) terá aulas entre os dias 1º a 4/09.
Os interessados em participar do curso devem entrar em contato com a ECP por meio do email [email protected] ou pelos telefones 3301-8154 / 3301-8301.
O E-contas está substituindo o Sistema de Auditoria de Contas Públicas (ACP), que era usado para o envio de dados analíticos e balancetes mensais dos órgãos. Por meio do e-Contas, os dados orçamentários, financeiros e dos dados da administração, relativos aos atos jurídicos (licitações, contratos e convênios) são enviados ao Tribunal de Contas por meio eletrônico. Já o SAP é o Sistema de Atos de Pessoal, também usado para o envio de informações ao TCE.
Para facilitar o entendimento dos jurisdicionados sobre o sistema criado pela Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditin), o TCE disponibilizou um canal de suporte dentro portal da corte de Contas com os manuais dos software utilizados, conforme orientação do conselheiro-presidente, Josué Filho. Para ter acesso ao conteúdo, basta o órgão acessar o endereço http://www.tce.am.gov.br/suporte/.