Novo Airão começa a se preparar para a eleição suplementar, em abril

Pelo valor pago à funerária, o prefeito Frederico Junior vai enterrar toda Novo Airão - foto: divulgação

No próximo dia 04 de fevereiro, o município de Novo Aripuanã vai realizar eleição suplementar para a escolha do novo prefeito, após o Tribunal de Contas do Estado (TCE), ter cassado o mandato do agora ex-prefeito Aminadab Santana (PSD), em outubro de 2017.


O mesmo poderia estar acontecendo no município de Novo Airão, onde o prefeito Wilton Pereira dos Santos (PSDB) luta, a custa de liminar, para se manter no cargo, mesmo estando cassado desde o primeiro dia do seu mandato. Mas, de acordo com informações do secretário jurídico Waldiney Siqueira, o processo de eleição suplementar no município será decidido após o fim do recesso do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com data a ser firmada para abril desse 2018.

Frederico Junior visitando as comunidades em Novo Airão.

Ou seja, o município de Novo Airão (a 193 quilômetros de Manaus), finalmente deve escolher o seu prefeito e vice-prefeito até abril de 2018. Essa decisão tem como base a declaração dos Tribunais Regionais que irão priorizar os casos de eleições suplementares em todo País, bem antes das eleições gerais, no próximo mês de outubro.

Preferenciais

Fora do páreo, na eleição suplementar e nos próximos oito anos, o prefeito cassado Wilton Santos tenta emplacar o seu vice Antônio Tiburtino (DEM), que também pode ficar inelegível no mesmo processo do Wilton. Nesse caso, ele pretende lançar o seu filho, Douglas Santos (PSDB), que tem fama de violento e anda sem credibilidade política em Novo Airão.

Quem vem se destacando para a eleição suplementar em Novo Airão, no entanto, é o segundo colocado na eleição de 2016, Frederico Júnior (Pros) e o líder comunitário, José Baliza (PPS). Frederico obteve 22,73% dos votos e Baliza ficou com 14,83%, em terceiro nas eleições de 2016.

Frederico Junior no palanque em 2016.

Parceria

Os comentários nos bastidores políticos de Novo Airão é de que Frederico e Baliza estariam formando uma chapa para a eleição, em abril de 2018. As conversas estão bem adiantadas e podem ser anunciadas tão logo abrirem as inscrições de chapa do TRE.

Analistas e colunistas políticos do município apontam a chapa como imbatível, tanto pela postura dos candidatos, como pelo compromisso social e político dos dois. “Se isso acontecer, Frederico e Baliza serão o próximo prefeito e vice-prefeito de Novo Airão”, apontam.

Artigo anteriorHomem é encontrado morto no igarapé Mestre Chico no Centro
Próximo artigoMais de 30 motoristas são flagrados embriagados na Operação Lei Seca

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui