
Na noite de ontem (2), um novo apagão atingiu Manaus e revoltou os moradores. O sistema foi normalizado em toda a cidade após as 2h da madrugada, desta quinta-feira (3). Esta é a terceira vez que a capital amazonense fica às escuras em menos de um mês.
A interrupção de energia elétrica aconteceu pouco depois das 22h. Na sequência, as operadoras de internet também apresentaram falhas no serviço.
O problema também aconteceu em municípios do interior do Amazonas. Os relatos são de que Itacoatiara e Parintins sofreram com o blecaute.
O primeiro apagão aconteceu na noite de 7 de março, por conta do desligamento da linha de 500kV Jurupari-Silves. O segundo atingiu mais de dez bairros manauaras na noite da última quinta-feira (27), devido ao desligamento da linha de transmissão de 230 kV Lechuga-Manaus, pertencente ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
O terceiro, na noite de ontem, foi causado por conta do desligamento da linha de transmissão de 500 kV Jurupari-Oriximiná pertencente ao SIN, causando a interrupção do fornecimento de energia para o Estado.
De acordo com a Amazonas Energia, o Operador Nacional do Sistema (ONS) autorizou a retomada gradativa de carga para a recomposição do sistema afetado. As cidades de Iranduba, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Parintins e Itacoatiara também tiveram seus fornecimentos normalizados.