Novo Horto Municipal reforçará produção de mudas, em Manaus

Poda de árvores na Eduardo Ribeiro/Foto: Tácio Melo
Poda de árvores na Eduardo Ribeiro/Foto: Tácio Melo
Poda de árvores na Eduardo Ribeiro/Foto: Tácio Melo
Poda de árvores na Eduardo Ribeiro/Foto: Tácio melo
Poda de árvores na Eduardo Ribeiro/Foto: Tácio melo

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Sustentabilidade (Semmas), deverá intensificar este ano, a produção de mudas destinadas ao plantio e à distribuição à população, com a construção do novo Horto Municipal de Manaus, que funcionará na segunda etapa do Parque Lagoa do Japiim, de acordo com anúncio feito ontem, sábado (24), pela secretária da Semmas, Kátia Schweickardt, durante a ação de manejo da arborização realizada no início da manhã, na Avenida Eduardo Ribeiro, no Centro.
A secretária adiantou, também, que este ano serão intensificadas as atividades de mapeamento da arborização da cidade, iniciadas no ano passado, que permitirão  saber qual o volume da arborização da cidade, a partir do trabalho de inventário em andamento. O manejo a ser realizado na manhã deste sábado previa a poda de 11 árvores situadas no lado direito da via, mas teve que ser interrompido por conta da forte chuva registrada no Centro.


A ação que ocorreria ainda na Avenida Boulevard Álvaro Maia, com 39 árvores, também, foi adiada para o próximo sábado (31). No domingo, 01/02, o manejo será feito nas árvores da Avenida Getúlio Vargas, também, no Centro.

O secretária Kátia Schweickardt explicou que as ações ocorrem de forma conjunta, sempre nos finais de semana, para evitar transtornos nas vias. “O prefei assumiu o compromisso de revitalizar e recuperar as grandes vias da cidade e a arborização tem um lugar de destaque, como já pode ser visto em alguns locais. As árvores estarão muito presentes nesse projeto, daí a importância deste trabalho de manejo, com a poda, limpeza, retirada de galhos que desequilibram as árvores, e a substituição dos indivíduos já doentes que apresentam risco de queda”, enfatizou.

Ela conclamou a população papa ajudar no trabalho, evitando furtos ou quebrar as árvores plantadas, sempre com o padrão estabelecido no Plano Diretor de Arborização Urbana de Manaus. “Infelizmente onde colocamos as árvores, as pessoas ainda têm o mau habito de roubar ou quebrar. Estamos avançando no monitoramento e nas reposições, mas é importante que a população assuma o seu papel de incentivadora desse trabalho”, afirmou.

A criação do novo Horto Municipal, com estrutura moderna e integrada com as ações da comunidade, será decisiva para que a Prefeitura de Manaus dê um salto no projeto de tornar a cidade mais verde. “Boa parte das nossas mudas em tamanho padrão para ir às ruas são oriundas de compensações ambientais e para produzir mais mudas e com mais qualidade precisamos reimplantar nosso horto”, lembrou Kátia Schweickardt, acrescentando que plantar arvores é a estratégia mais eficiente e de menor custo para mitigar os impactos das mudanças climáticas, que já fazem parte do nosso presente.  “Só podemos carboneutralizar os nossos efeitos plantando árvores e todo mundo tem o compromisso de assumir conosco a sua parcela de responsabilidade”, finalizou.

O trabalho de manejo da arborização urbana é feito de forma conjunta pela Semmas, Semulsp e Amazonas Energia. No ano passado, foram realizados 4.394 procedimentos de manutenção e monitoramento de árvores na cidade, com destaque para o Centro Histórico, que passará por ações de revitalização urbanística já no primeiro semestre deste ano.

Artigo anteriorSão Paulo e Flamengo fazem primeira final do ano
Próximo artigoComeçam os ensaios para a ‘Paixão de Cristo’ na Zona leste

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui