


Inaugurada na manhã de hoje (11), a nova sede do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na avenida Umberto Calderaro, em bairro Adrianópolis, na zona centro-sul de Manaus, que funcionará das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h30.
O Núcleo de Prática Jurídica realiza o atendimento jurídico gratuito para a população de baixa renda, em casos que envolvem áreas como a previdenciária, civil e de família. Os alunos do curso de Direito da UEA têm, no núcleo, a disciplina de Estágio. Segundo o reitor da UEA, Cleinado Costa, a estrutura é uma necessidade para os acadêmicos.
“Tendo o ambiente adequado, tendo recursos necessários para receber as pessoas, orientados pelos professores, os alunos têm a possibilidade de efetivamente exercer sua profissão”, disse.
Segundo a coordenadora do núcleo, professora Adriana Lima, o local conta com o Núcleo de Advocacia Voluntária (NAV), em parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), a Clínica de Direitos Humanos e Direito Ambiental e, ainda, em parceria com a Justiça Federal, Seção Judiciária do Amazonas, um Polo do Núcleo de Prática Jurídica especializado em causas previdenciárias e aquelas de competência dos Juizados Especiais e Federais.
O aluno finalista do curso de Direito da UEA, Diego Sanchez, 33, disse que a nova infraestrutura vai proporcionar melhoria tanto para o ensino dos acadêmicos quanto para o atendimento à população. “Agora temos mais computadores, espaço amplo para atender as pessoas que nos procuram, enfim, uma condição muito melhor que antes”, afirmou.
O Núcleo de Prática Jurídica existe há 10 anos e funcionava anteriormente na Escola Superior de Ciências Sociais da UEA, na avenida Castelo Branco, bairro Cachoeirinha, zona sul. Durante esse período, cerca de 5 mil alunos participaram das atividades.