Novos conselheiros tutelares são escolhidos em Manaus

Apuração eleição conselho tutelar - Foto: Nathalie Brasil/ Semcom

Encerrou-se às 2h desta segunda-feira, 7/10, a apuração da Prefeitura de Manaus para a escolha dos novos conselheiros tutelares da cidade. No total, foram eleitos 45 conselheiros tutelares e 90 suplentes, que irão trabalhar para garantir os direitos de crianças e adolescentes em cada zona da cidade. A relação dos eleitos por zona pode ser conferida no site http://sistemas.semasc.manaus.am.gov.br.

A computação dos votos teve início às 18h, no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, localizado na sede da Prefeitura de Manaus, no bairro Compensa, zona Oeste. Cada uma das nove zonas da cidade, elegeu por voto popular cinco conselheiros titulares e dez suplentes.

De acordo com a secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Conceição Sampaio, durante os últimos meses uma comissão eleitoral esteve reunida para tratar de cada detalhe do pleito para que tudo ocorresse com sucesso.

Uma grande estrutura foi montada pelo Executivo municipal para o momento da apuração na sede da prefeitura, com dois telões de led. Um na área externa, no estacionamento para eleitores e familiares, e outro na área interna do auditório para os candidatos e fiscais.
O início da apuração, com a “zerésima”, também foi registrado por live na página da prefeitura no Facebook, assim como o encerramento do pleito, garantindo lisura e transparência no processo.

Apuração eleição conselho tutelar – Foto: Nathalie Brasil/ Semcom

No total, foram apuradas 495 urnas eletrônicas distribuídas em 126 escolas na zona urbana e 19 na zona rural. O resultado foi aferido por dois auditores do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), que acompanharam a chegada de dados dos Boletins de Urna (BUs).

O processo eleitoral do quadriênio 2020-2023 foi coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), órgão deliberativo, vinculado administrativamente à Semasc. A parceria firmada entre a Prefeitura de Manaus e o TRE-AM deu agilidade à apuração.

A presidente interina do CMDCA, Ana Maria Carvalho, desejou votos de comprometimento dos eleitos com a sociedade.

Uma grande operação foi montada para que as eleições do Conselho Tutelar pudessem acontecer com organização e lisura. A Prefeitura de Manaus envolveu no pleito mais de 3 mil trabalhadores entre servidores e bolsistas de todos os órgãos municipais.

A posse dos conselheiros eleitos acontecerá no dia 10 de janeiro de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui