Novos cuidadores de idosos recebem certificados, em Manaus

Wilker Barreto, prefeito, em exercício/Foto: Roberto Carlos Roberrto Carlos
Wilker Barreto, prefeito, em exercício/Foto: Roberto Carlos Roberrto Carlos
Wilker Barreto, prefeito, em exercício/Foto: Roberto Carlos Roberrto Carlos

O vereador Wilker Barreto (PHS), prefeito, em exercício do município de Manaus, participou na noite de ontem (30), da solenidade de encerramento e entrega de certificados aos 80 novos cuidadores de idosos, formados pela Fundação Doutor Thomas (FDT), em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal (Espi).
A cerimônia foi realizada no Parque Municipal do Idoso, e contou ainda com a participação do vereador Elias Emanuel (PSB), da diretora geral da Espi, Luiza Bessa; da diretora-presidente da FDT, Martha Cruz e do diretor da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI), Euler Ribeiro.


Para Wilker Barreto, está sendo oferecido ao mercado de trabalho, profissionais qualificados e preparados para cuidar dos idosos. “A prefeitura está ofertando hoje a Manaus e ao mercado de trabalho, mais 80 novos profissionais, profissionais esses bem qualificados numa carga horária satisfatória de 300 horas. Com isso, o município dá a sua contribuição, não só qualificando profissionais para a sua própria absorção de mão de obra, mas, também, ofertando a sociedade manauara. Porque nós temos muitos idosos que requerem de cuidados, cuidados que requer pessoas qualificadas e preparadas. E hoje temos a felicidade de ter 80 novos cuidadores de idosos prontos para atuar num mercado de trabalho que na minha opinião cresce e cresce muito. É sabedor que a população de idosos vai aumentando cada vez mais e isso requer cuidados, nada mais de que satisfatório estar aqui prestigiando esse evento”, destacou Barreto.

Dados da Fundação Dr. Thomas mostram que de 2013 a 2015, a Prefeitura de Manaus já formou 506 cuidadores de idosos e a intenção é ampliar ainda mais esse número de profissionais na cidade.

Presidente da Comissão de Direito da Criança, do Adolescente e do Idoso da Câmara Municipal de Manaus, vereador Elias Emanuel (PSB), também acompanhou a entrega dos certificados aos novos cuidadores de idosos. Foto: Tiago Corrêa- Dircom/CMM

O vereador Elias Emanuel que também preside a Comissão de Direito da Criança, do Adolescente e do Idoso da Câmara Municipal de Manaus, lembrou a importância da prefeitura estar sensibilizada em capacitar jovens para cuidar dos idosos. “O que me sensibiliza pela causa do idoso são os números, em 2030 nós teremos mais idosos que crianças, e em 2050 o Brasil terá mais idosos do que a população que chega aos 29 anos. Portanto, essa sensibilidade que a Prefeitura de Manaus tem no sentido de capacitar os mais jovens para cuidar dos idosos é uma política pública extremamente importante para a sociedade”, afirmou.

Emenda ao orçamento de 2015

Wilker Barreto ainda salientou sua emenda parlamentar ao orçamento municipal de 2015 que destina à Fundação Doutor Thomas, o valor de R$ 600 mil. “Esse valor será direcionado para a reforma de dois galpões na instituição. O que disponibilizará mais 50 vagas para os idosos e consequentemente a necessidade da prefeitura em fazer concurso público para contratar de 150 a 250 novos cuidadores de idosos. A Câmara está de portas abertas para a Fundação”, concluiu.

Artigo anteriorManaus Plaza Shopping apresenta ‘A Caixa de Brinquedos’
Próximo artigoImposto sobre combustíveis começa a valer amanhã

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui