Número de exportações no PIM, em setembro, superam meses anteriores

Exportação do PIM, em setembro/Foto: Arquivo
Exportação do PIM, em setembro/Foto: Arquivo
Exportação do PIM, em setembro/Foto: Arquivo

A Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), através do Centro Internacional de Negócios do Amazonas (CIN-AM), registrou que as empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) obtiveram, no mês de setembro, um faturamento superior aos últimos dois meses anteriores, julho e agosto, mantendo assim, o crescimento das exportações, em 2014.

O total de exportações das empresas do PIM em setembro foi de U$$ 56.891.770, superando o valor de julho que foi de U$$ 39.213.608 e do mês passado que registrou um total de U$$ 30.479.337. Os dados foram obtidos através do Certificado de Origem (documento que trata de exportações), emitido pela Fieam.


A Venezuela vem sendo a maior importadora do PIM. Até o mês de setembro o país importou do Brasil U$$ 151.948.997 do total de exportações, que é de U$$ 469.319.815.

O produto que mais o Brasil exportou foram os concentrados – que são misturas utilizadas para a industrialização de refrigerantes e sucos – totalizando durante todo o ano até agora U$$ 240.774.547, seguido das motocicletas 121.458.976. A soja também aparece como um dos produtos mais exportados representando quase 5% do total das exportações.

Crescimento

O aumento das exportações demonstra, segundo dados dos Certificados de Origem, que o país continua com um melhor registro de exportações se compararmos o primeiro semestre deste ano com o do ano passado. Em 2013, as empresas do PIM obtiveram no período um total de U$$ 402.415.578,30, este ano até julho já tinham faturado $$ 447.632.534,40.

Para o gerente executivo do CIN-AM, Marcelo Lima, o crescimento das exportações das empresas do PIM nos últimos meses do ano aponta para um faturamento muito superior ao do ano passado.  “Esse crescimento é um demonstrativo da potencialidade do mercado amazonense em mercados nacionais e internacionais e aponta para um bom resultado no fechamento do ano”, destacou.

As empresas que mais exportam são a Recofarma Indústria do Amazonas LTDA, Moto Honda da Amazônia LTDA, Mineração Taboca S/A, Yamaha Motor da Amazônia LTDA, Aliança Agrícola do Cerrado S/A e outras.

Marcelo Lima frisou ainda, que os números são animadores para empresários amazonenses. “As dificuldades são diversas, mas os números são sinais de melhoria para todo o ano”, concluiu o gerente executivo.

Artigo anteriorHemoam implanta hemonúcleos em municípios do interior do Amazonas
Próximo artigoCoordenador de campanha de Braga preso com droga, em Urucurituba

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui