Número de indígenas mortos por Covid-19 é maior que o divulgado, diz ONG

Foto: Divulgação

O número de mortes de indígenas por covid-19 é maior que o informado pelo Ministério da Saúde. A afirmação é da Articulação de Povos Indígenas do Brasil (Apib).


De acordo com a entidade, a diferença entre os registros é de 560 casos, sendo 120 mortes a mais. Até a última quinta-feira (23), o número de indígenas confirmados com o novo coronavírus, segundo o Ministério da Saúde, é de 2.450, com 63 mortos. Já para a Apib, os dados são maiores: 3.010 casos confirmados e 183 mortos.

Com os dados, observa-se que o Ministério da Saúde registra apenas casos e mortes de indígenas que vivem em aldeias, enquanto a associação registra casos de pessoas que são declaradas como indígenas, que vivem tanto em aldeias, quanto em cidades do Amazonas.

Conforme o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), a invasão das terras indígenas contribuiu para o aumento de casos de coronavírus nas aldeias. Isso acontece porque há precariedade na proteção e fiscalização dos territórios com relação ao avanço de invasores, como pescadores, garimpeiros, madeireiros e grileiros de terra que entram nas regiões indígenas.

O aumento de casos de covid-19 é um problema para as lideranças indígenas. Elas já se manifestaram para cobrar que autoridades com reforço de ações de combate ao coronavírus. No último dia 5, líderes das etnias Kanamari e Mayoruna enviaram ofício ao Ministério Público Federal do Amazonas (MPF-AM) para pedir que o órgão apure as causas da proliferação do vírus nas aldeias do interior do Estado.

Artigo anteriorLanchas pegam fogo em condomínio em Angra dos Reis
Próximo artigoSete estabelecimentos são fechados durante ação de fiscalização

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui